Imagination Technologies revela nova GPU com suporte a games em 4K

1 min de leitura
Imagem de: Imagination Technologies revela nova GPU com suporte a games em 4K

Na última quarta-feira (24), a Imagination Technologies anunciou sua nova GPU top de linha para dispositivos móveis, a PowerVR GT7900. Novo produto de alto desempenho de sua Series 7, o dispositivo promete permitir a reprodução de games recentes a 60 quadros por segundo na resolução 4K.

A Series 7 é baseada na linha de GPUs Series 6 “Rogue”, que já está disponível em alguns dispositivos presentes  no mercado. A diferença fica por conta da inclusão do suporte à tesselação por hardware, uma maior capacidade de lidar com formas geométricas e uma versão atualizada do gerenciador Compute Data Master.

A nova GPU apresenta suporte à API Open GL ES 3.1 e ao novo pacote de expansão do Android, que garante texturas com uso de HDR em tempo real. O produto visa o mesmo consumo energético de hardwares com processo de produção em 14 nanômetros e oferece velocidades de até 800 GLOPS no modo FP32 ou 1,6 TFLOPS no modo FP16.

Produto deve ser apresentado durante o MWC 2015

Uma das principais novidades da Series 7 é o que a Imagination Technologies chamada de “PowerGearing”. Os núcleos da PowerVR podem “desligar” sessões de seu design em situações em que há limites de consumo energético para assegurar que áreas essenciais continuam ligadas — o resultado é um GPU cujo desempenho não varia tanto quando comparado às ofertas concorrentes.

A GT7900 apresenta 512 núcleos ALU e 16 núcleos de sombreamento unificados, embora ainda não se saiba sua quantidade de ROPs tampouco o tipo de memória que ela vai suportar. No entanto, a promessa é a de que o novo produto seja no mínimo três vezes mais potente que seu antecessor, a GX6650.

A Imagination Technologies deve lançar o produto oficialmente durante o Mobile World Congress 2015, também aproveitando a Game Developers Conference para revelar mais detalhes sobre a novidade. A previsão é a de que a GT7900 chegue ao mercado consumidor somente no início de 2016.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.