Um novo sistema para criação tridimensional de construções está em desenvolvimento pela Universidade da Carolina do Norte. O projeto é uma parceria entre a UNC e a ETH-Zurich e conta ainda com o patrocínio da NVIDIA e de outras instituições.

O funcionamento do sistema é baseado na captura de diversas imagens e combinação entre elas. Por enquanto o projeto utiliza imagens do Flickr para construção de monumentos e grandes cidades. Como demonstrado no vídeo, a técnica pode ser realizada em diferentes momentos do dia e até mesmo em estações distintas.

A nova técnica poderá ser implementada em smartphones, os quais utilizarão o novo método como substituto do GPS ou como um complemento dos mapas atuais. Todavia, ainda não há previsões de disponibilidade para comercialização de um produto com tal sistema.

No vídeo de demonstração (no começo do texto) é possível conferir a cidade de Roma sendo reconstruída com o uso de 3 milhões de fotos. O projeto em questão é o “Building Rome on a Cloudless Day” (Construindo Roma em um dia sem nuvens).

Cupons de desconto TecMundo: