GPS para avião indica o melhor local para pousos emergenciais

1 min de leitura
Imagem de: GPS para avião indica o melhor local para pousos emergenciais

GPS inteligente acha sempre a melhor opção para pousos de emergência. (Fonte da imagem: Reprodução/Vertical Power)
Pense que você está pilotando um pequeno avião e ele começa a ter problemas, necessitando de um pouso de emergência. Caso você algum dia esteja em uma situação dessas, nada melhor do que saber quais os locais seguros mais próximos para realizar a manobra, certo? Pois foi pensando nisso que a Vertical Power criou o VP-400.

O aparelho é quase um GPS normal, porém é especializado em indicar qual o melhor local para pousos de emergência. Desenvolvido para pequenas aeronaves em parceria com a Laminar Research, o dispositivo é conectado ao avião, de modo que ele sempre sabe a altitude e a velocidade a que você voa, além de identificar a direção para onde está seguindo.

Após obter todas essas informações, o equipamento calcula as localidades mais próximas, definindo assim um local seguro sobre o qual você poderia pousar em caso de emergência. O destino pode tanto ser um aeroporto perto o suficiente quanto uma estrada ou um campo de plantação.

Se apenas indicar o local não for o suficiente, o VP-400 também é capaz de assumir o controle do aeroplano, deixando-o em posição para aterrissagem. Com toda essa capacidade, talvez não seja nada demais pagar os US$ 8 mil (cerca de R$ 15 mil) por este GPS.

Fonte: Gizmag, Vertical Power

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.