Um GPS ligado em pleno voo pode derrubar um avião?

1 min de leitura
Imagem de: Um GPS ligado em pleno voo pode derrubar um avião?

A recomendação para os passageiros que embarcam em um avião é desligar os aparelhos eletrônicos durante o pouso e a decolagem, e manter eles em modo “avião” durante o voo, ou seja, com a conectividade desligada. Mas um usuário do Youtube publicou um vídeo em que ele exibe um aparelho de GPS ligado em pleno ar.

A curiosidade levou-o a fazer essa experiência. “Eu sempre me perguntei o que aconteceria se eu ligasse um GPS em um avião”, diz a descrição do vídeo. Nas imagens, é possível ver que o aparelho de GPS funciona aparentemente de forma normal, oferecendo a localização exata do avião.

Ele realmente não sabe do perigo que ele e todos a bordo estavam correndo. Segundo um estudo feito pela International Air Transport Association (IATA), o risco de interferência é real, e o resultado pode ser desde um problema nos dados de navegação até o desligamento do piloto automático ou dos controles de voo.

De acordo com informações do The New York Times publicada pelo UOL, em 2007, um piloto relatou um caso em que o equipamento de navegação de seu Boeing 737 falhou após a decolagem. Um comissário de bordo pediu a um passageiro que desligasse um dispositivo manual de GPS e o problema desapareceu.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.