Cinto usa tecnologia de pressão para controlar soldados remotamente

1 min de leitura
Imagem de: Cinto usa tecnologia de pressão para controlar soldados remotamente

(Fonte da imagem: UPI.com)

O exército americano desenvolveu um dispositivo que permitirá aos seus soldados adentrar em áreas sem a necessidade de buscar informações em seus GPSs constantemente, através de um cinto tátil que recebe sinais da base de operações para guiá-los.

Embora ainda esteja em estado de testes, o aparelho promete. Utilizando oito sensores (espalhados de forma a representar os pontos cardinais) que geram pressão no usuário do dispositivo, a base de operações poderia enviar pulsos, avisando para qual lado o soldado deve seguir. As vibrações geradas também podem ser enviadas em intervalos diferentes, de forma a mandar avisos mais específicos, como indicar a proximidade do alvo.

Cada cinto é ligado a um GPS, acelerômetro e bússola digital. Assim, os dados enviados sempre são precisos, não importa a posição em que o usuário esteja. A vibração gerada por cada sensor é de 250 Hz, suficiente para chamar a atenção, mas sem causar grandes incômodos.

De acordo com Linda Elliot, uma das desenvolvedoras do projeto, os soldados que testaram o cinto acharam que seu desempenho foi muito superior ao do GPS, uma vez que eles não precisavam largar de suas armas e tirar o foco do ambiente para utilizá-lo na interface, além de impedir que a luz gerada pelo dispositivo entregue suas posições durante operações furtivas.

Comando simultâneo

(Fonte da imagem: NewScientist)

Além das ordens da base, os soldados também poderão ser controlados pelos comandos do líder da equipe, através de outro dispositivo que está sendo projetado simultaneamente: uma luva que, integrada a acelerômetros para reconhecer gestos manuais, enviaria a mensagem para todos os usuários do grupo, permitindo mensagens rápidas como “Pare” ou “Avance” rapidamente, mas mantendo a furtividade dentro das missões.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.