menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Brasil inicia testes com botijão de gás feito de fibra de vidro

Aproximadamente 12 mil consumidores da região metropolitana de Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro são os primeiros a receber o novo material.

schedule12/09/2012, às 13:01

Novo botijão feito de fibra de vidro é mais leve e começa a ser testado no Brasil. (Fonte da imagem: Divulgação/Liquigás)

Compostos por vidro termoplástico e polietileno de alta densidade, começam a chegar à casa dos brasileiros os botijões de gás de fibra de vidro. Já utilizado em outras partes do mundo, o material chega ao Brasil de forma inédita, trazido pela Liquigás Distribuidora, subsidiária da Petrobras.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Mais leves do que os tradicionais feitos de aço, os novos botijões são dirigidos ao consumidor residencial, mas também atendem a pessoas com necessidades específicas em relação ao peso e às dimensões do vasilhame, como usuários de trailers e embarcações.

Segundo Paolo Ditta, diretor da divisão de gás liquefeito de petróleo envasado da Liquigás, a embalagem batizada de LEV é sustentável, pois seu revestimento é feito de material reciclável.

Fase de testes

Os resultados dos testes, que ocorrem em cerca de 12 mil casas nas regiões de Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, serão enviados à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Já a avaliação da nova embalagem, se positiva ou negativa, será feita pelo próprio consumidor, conforme relatou Ditta à Agência Brasil.

Caso seja aprovado, o botijão LEV poderá ser comercializado em todo país. Entretanto, sua adoção não será obrigatória por parte das distribuidoras.

Fonte: Agência Brasil