Logo TecMundo
The BRIEF

Novo 'superalgoritmo' de compressão da Google vai chegar ao Chrome em breve

Segundo o time da Gigante das Buscas, o Brotli é entre 20% e 26% mais eficiente que seu antecessor, o Zopfli, e está 'pronto para sair' para o navegador

Avatar do(a) autor(a): Leonardo Rocha

schedule20/01/2016, às 10:29

Fonte: The Next Web

Imagem de Novo “superalgoritmo” de compressão da Google vai chegar ao Chrome em breve no tecmundo

Ainda estamos bem longe de ter um algoritmo de compressão tão poderoso quanto o Pied Piper, do seriado “Silicon Valley”, mas a Google certamente está se esforçando para chegar lá. Em setembro do ano passado, a Gigante das Buscas anunciou a criação de uma nova tecnologia que aumentaria significativamente a velocidade de carregamento de páginas e diminuiria o consumo de dados de planos móveis. Agora, a novidade está prestes a chegar ao Chrome.

Ao revelar o algoritmo Brotli em 2015, o time de desenvolvimento de softwares de compressão da Google afirmou que a criação é entre 20% e 26% mais eficiente do que seu antecessor, o Zopfli. De acordo com a empresa de Mountain View, a novidade consiste de um “formato de dados completamente novo”, capaz de espremer mais informações do que as outras tecnologias e também de descomprimi-las com maior agilidade.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

undefined

Segundo o time da Google, o tamanho reduzido dos pacotes de dados comprimidos pelo Brotli resulta em uma utilização melhor de espaço e carregamentos mais rápidos de página. Consequentemente, a novidade “oferece benefícios adicionais para usuários de dispositivos móveis, com menos gastos por transferência de informações e uso reduzido de bateria”.

Quando chega?

Embora tenha fornecido as informações acima, o anúncio da Gigante das Buscas não incluiu uma data específica para a chegada do Brotli ao Chrome. Ainda assim, os representantes da empresa afirmaram que a novidade está “pronta para sair”, o que provavelmente significa que o algoritmo vai dar as caras já na próxima versão de testes do navegador.

Você acha que o novo algoritmo de compressão da Google realmente vai fazer diferença na velocidade da sua internet? Comente no Fórum do TecMundo

star

Continue por aqui