Novo 'superalgoritmo' de compressão da Google vai chegar ao Chrome em breve

1 min de leitura
Imagem de: Novo 'superalgoritmo' de compressão da Google vai chegar ao Chrome em breve
Imagem: Engadget

Ainda estamos bem longe de ter um algoritmo de compressão tão poderoso quanto o Pied Piper, do seriado “Silicon Valley”, mas a Google certamente está se esforçando para chegar lá. Em setembro do ano passado, a Gigante das Buscas anunciou a criação de uma nova tecnologia que aumentaria significativamente a velocidade de carregamento de páginas e diminuiria o consumo de dados de planos móveis. Agora, a novidade está prestes a chegar ao Chrome.

Ao revelar o algoritmo Brotli em 2015, o time de desenvolvimento de softwares de compressão da Google afirmou que a criação é entre 20% e 26% mais eficiente do que seu antecessor, o Zopfli. De acordo com a empresa de Mountain View, a novidade consiste de um “formato de dados completamente novo”, capaz de espremer mais informações do que as outras tecnologias e também de descomprimi-las com maior agilidade.

Segundo o time da Google, o tamanho reduzido dos pacotes de dados comprimidos pelo Brotli resulta em uma utilização melhor de espaço e carregamentos mais rápidos de página. Consequentemente, a novidade “oferece benefícios adicionais para usuários de dispositivos móveis, com menos gastos por transferência de informações e uso reduzido de bateria”.

Quando chega?

Embora tenha fornecido as informações acima, o anúncio da Gigante das Buscas não incluiu uma data específica para a chegada do Brotli ao Chrome. Ainda assim, os representantes da empresa afirmaram que a novidade está “pronta para sair”, o que provavelmente significa que o algoritmo vai dar as caras já na próxima versão de testes do navegador.

Você acha que o novo algoritmo de compressão da Google realmente vai fazer diferença na velocidade da sua internet? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.