Ativista ambiental Chico Mendes é o doodle do Google de hoje (15)

1 min de leitura
Imagem de: Ativista ambiental Chico Mendes é o doodle do Google de hoje (15)

A homenagem em forma de doodle do Google brasileiro nesta terça-feira (15) é bastante especial e pegou muita gente de surpresa. Trata-se de uma homenagem ao que seria o 71º aniversário de Chico Mendes, o seringueiro e sindicalista que se transformou em um símbolo na luta pelo respeito ao meio-ambiente no Brasil.

Nascido no Acre, Mendes atuou especialmente na Bacia Amazônica em defesa dos direitos dos seringueiros e contra o desmatamento da região. Ele conquistou reconhecimento internacional e até iniciou a construção de uma carreira política (ele concorreu ao cargo de deputado estadual pelo PT em duas oportunidades), mas a atuação ambientalista também despertou a ira de fazendeiros da região.

A curta carreira de Chico Mendes acabou em 22 de dezembro de 1988, quando o ativista foi morto com tiros de escopeta em sua própria casa. O suspeito foi preso na época, mas liberado após cumprir dez anos de pena. A morte do ativista foi sentida, mas ajudou a gerar visibilidade para a causa. No doodle, ele aparece retirando o líquido da seringueira de diversas árvores, formando a logo do Google nos entalhos.

Você possui algum doodle favorito? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.