Patch falso do Android Market espalha vírus para usuários

1 min de leitura
Imagem de: Patch falso do Android Market espalha vírus para usuários

Cuidado! Perigo eminente!

Hackers têm utilizado o pacote de correção lançado pela Google para disseminar um trojan para celulares que utilizam Android Market. O arquivo APK, que se intitula “Android Market Security Update”, foi baixado por diversos usuários a fim de consertar erros causados por vírus presentes em aplicativos desenvolvidos para o sistema operacional.

Recentemente, donos de celulares que rodam Android (sistema operacional da Google) receberem uma mensagem da empresa alertando sobre a existência de vírus em alguns aplicativos disponibilizados para o Market. Para minimizar os danos causados, a Google instalou automaticamente o pacote de correção “Android Market Security Tool March 2011” nos aparelhos dos clientes afetados.

Porém, alguns donos não esperaram até que seu celular passasse pela correção de segurança oficial e baixaram um pacote alternativo, mencionado no primeiro parágrafo deste texto. O resultado foi uma sequência de erros ainda maior e, neste caso, sem a mínima assistência da Google. Isso porque, ao baixar um aplicativo fora do Market, o usuário concorda com um termo no qual é explicitado que a empresa não se responsabiliza por possíveis danos.

O que resta para os donos enganados pelo pacote de correção falso é fazer o “Factory reset”, que zera os dados do aparelho e restaura as configurações padrão que vieram com o celular. Esta é mais uma prova de que a pressa pode ser inimiga da perfeição.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.