Na última quinta-feira (5), o Uruguai e a Google firmaram um acordo para instalar um novo cabo submarino de fibra óptica que vai ligar a cidade de Maldonado com Santos, no Brasil. Junto a outra iniciativa do tipo, já em implementação, isso vai unir e melhorar a conectividade de banda larga entre os Estados Unidos e os países do Cone Sul.
A previsão é que o cabo, que tem 2 mil quilômetros de extensão e seis pares de fibras, esteja pronto até o final de 2017. Ele deve ajudar a aumentar a capacidade de banda do sistema atual para 90 terabits por segundo, valor aproximadamente 15 milhões de vezes mais rápido que um modem convencional.
Nossos vídeos em destaque
“A expansão da infraestrutura e da capacidade de banda larga é um esforço que não pode ser realizado por uma só entidade, por isso achamos que é importante juntar forças”, explicou à Agência EFE Pedro Less de Andrade, diretor de Políticas Públicas e Assuntos Governamentais da Google na América Latina.
O projeto, conhecido como Tannat, vai exigir um investimento de US$ 30 milhões por parte da Anatel, que gerencia a fase brasileira da implementação do cabo. Ele complementa outro programa — já em implementação — conhecido como Monet, que ligará Santos a Boca Ratón (Flórida) por cabos submarinos.
Qual a sua opinião sobre a iniciativa da Google? Comente no Fórum do TecMundo
)
)
)
)
)
)
)