Sistema OCR da Google possui suporte a 34 idiomas

1 min de leitura
Imagem de: Sistema OCR da Google possui suporte a 34 idiomas

Google Docs e suas novidades

O sistema de OCR (sigla em inglês para Reconhecimento Óptico de Caracteres) já faz parte do Google Docs há algum tempo. No entanto, a ferramenta funcionava bem apenas com arquivos PDF e imagens que continham textos em inglês. Como o serviço de documentos da Google é utilizado por pessoas ao redor de todo o planeta, nada mais justo do que oferecer suporte a outros idiomas.

E foi isso o que a gigante da internet fez. Aqueles que utilizam o Google Docs podem agora transformar o conteúdo de arquivos PDF e imagens em textos editáveis com o mínimo de erros de transcrição, desde que o conteúdo do documento esteja em um dos 34 idiomas suportados pela ferramenta.

Como utilizar

A adição de novos idiomas ao sistema OCR não causou grandes modificações ao processo de envio de arquivos ao Google Docs. A única mudança é que, ao marcar a opção “Converter texto de PDFs ou arquivos de imagem para documentos do Google Docs”, um pequeno menu com as opções de idioma é exibido mais abaixo.

Suporte a novos idiomas

Para que o processo de reconhecimento de caracteres seja bem sucedido, é importante que o usuário marque a opção correta no campo “Idioma do documento”. A conversão dos arquivos PDF ou imagem para texto pode demorar alguns minutos, mas o resultado é realmente satisfatório.

O número de erros no reconhecimento é pequeno se comparado com as demais aplicações gratuitas do gênero encontradas na internet. Além do português, o Google Docs também suporta arquivos em espanhol, alemão, japonês, coreano, russo, italiano e muitos outros.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.