Google passa a ter pesquisas de voz mais rápidas e precisas nos portáteis

1 min de leitura
Imagem de: Google passa a ter pesquisas de voz mais rápidas e precisas nos portáteis

A Google acaba de anunciar que está liberando uma nova atualização para os usuários do buscador em portáteis — tanto para os que usam smarpthones e tablets Android quanto para os que usam iPhones. Trata-se de uma mudança no motor de reconhecimento de voz do aplicativo, que agora passa a ser muito mais rápido e preciso do que era antes.

De acordo com a empresa, até mesmo em ambientes com bastante ruído é possível fazer buscas com facilidade, uma vez que os algoritmos do sistema conseguem diferenciar o que é o áudio principal e o que é apenas uma interferência. E tudo isso acontece graças a uma nova técnica que está sendo colocada em prática pela Google.

"Construção de modelos acústicos de redes neurais melhores utilizando Classificação Temporal Conexionista (CTC) e técnica de treinamento de sequências características". Na prática, o CTC é capaz de reconhecer e diferenciar fonemas para fazer com que as palavras ditadas pelos usuários seja reproduzidas com muito mais precisão. Por mais incrível que pareça, isso ainda exige menos recursos de processamento e oferece mais velocidade.

As novidades estão sendo liberadas aos poucos e devem ficar disponíveis para todos os usuários do Google em inglês já nos próximos dias. Outros idiomas devem ser atualizados com o tempo.

Você costuma usar as buscas por voz no Google Search? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.