Tecnologia de patente permite que a Google te avise sobre buracos nas ruas

1 min de leitura
Imagem de: Tecnologia de patente permite que a Google te avise sobre buracos nas ruas
Imagem: Universal Seal & Paving

Só quem já perdeu um pneu, suspensão ou danificou outros componentes de seu carro ao passar por um buraco particularmente grande sabe como essas imperfeições nas vias podem ser incômodas. Agora, uma nova patente concedida à Google indica que a gigante das buscas tem planos para ajudar você a evitar esses e outros tipos de problemas relacionados às ruas por onde dirige.

A tecnologia descrita no documento permitiria usar sensores e GPS para detectar condições que afetem a qualidade do asfalto e que motoristas que passassem por lá posteriormente recebessem alertas para evitar riscos. Supõe-se que os mecanismos seriam adicionados aos mesmos carros da Google que hoje são usados para capturar as imagens do Street View ou então seriam usadas informações dos carros dos próprios usuários.

Os dados coletados seriam então usados para que o sistema de navegação do Maps fornecesse instruções mais detalhadas e permitisse que os motoristas ficassem alertas aos perigos nas ruas – de forma similar ao que acontece atualmente no Waze, com avisos sobre acidentes, obras e outras coisas. Além disso, esse tipo de informação certamente beneficiaria projetos de veículos autônomos, como aquele que a própria gigante das buscas está desenvolvendo há anos.

Você gostaria que o Google Maps te avisasse até sobre a presença de buracos nas ruas? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.