Não é raro apelarmos para o Google quando queremos saber a qualidade de algum estabelecimento. Seja um restaurante, um parque, uma casa de shows ou uma balada, quando precisamos ter alguma referência sobre o local e não conhecemos ninguém que já tenha ido até ele, um bom parâmetro se dá pelas críticas feitas por usuários do Google, normalmente encontradas quando clicamos no lugar desejado no serviço Maps.

Porém, nesse serviço também encontramos localidades como presídios e cadeias, todos devidamente mostrados nos mapas interativos da Google. E o mais interessante é que eles também recebem análises, críticas e notas em forma de número de estrelas como qualquer outro lugar que você poderia frequentar.

Opinião séria ou “zoeira”?

É claro, tudo pode não passar de tiração de sarro de usuários mais engraçadinhos, como uma afirmação sobre a prisão de Belmarsh acompanhada de quatro estrelas para o presídio: “Os habitantes da prisão de Belmarsh são excelentes vizinhos, as luzes sempre se apagam às 22h e eles nunca fazem festas barulhentas”.

Os habitantes da prisão de Belmarsh são excelentes vizinhos, as luzes sempre se apagam às 22h e eles nunca fazem festas barulhentas.

Já outros parecem ter conhecido o interior dessas instituições, apesar do tom também bem-humorado, como o desse possível ex-detento da prisão de Wakefield, que deu a ela quatro estrelas: “A prisão de Wakefield é uma boa prisão (sic). Os agentes de polícia foram brilhantes, prestativos e muito solidários”.


Críticas sobre a prisão Holloway, em Londres

Nem sempre tudo é tão bom assim

Porém, alguns dos críticos de cadeia não foram assim tão generosos com seus lares temporários. Um exemplo é o dessa usuária que deu duas estrelas para a prisão de Holloway, botou a boca no trombone e reclamou até da população carcerária mais jovem: “A água é fria e a comida é uma m****... E é cheia de meninas”.

A água é fria e a comida é uma m****... E é cheia de meninas.

Brincadeira ou não, agora já é possível ter alguma ideia de como são os presídios ingleses, caso alguém com más intenções esteja pretendendo praticar algum crime na Terra da Rainha. As cadeias podem não ser hotéis de luxo, mas algumas delas não parecem ser o pesadelo que imaginamos aqui do lado de fora, o que pelo menos aumenta a esperança de recuperação de seus detentos.

Cupons de desconto TecMundo: