Função que escolhe as melhores fotos deve chegar ao Google Camera em breve

2 min de leitura
Imagem de: Função que escolhe as melhores fotos deve chegar ao Google Camera em breve
Imagem: Go4pro

Assim como alguns sites desmontam dispositivos de cabo a rabo antes mesmo de eles chegarem ao mercado – geralmente para entender o funcionamento dos componentes ou descobrir recursos escondidos –, um pessoal também destrincha os arquivos de aplicativos mobile para conferir segredos entre as linhas de código. Verificando o APK da nova versão do Google Camera, a galera do Android Police acabou descobrindo que a Gigante das Buscas está preparando o terreno para introduzir uma funcionalidade adicional chamada Smart Burst.

A função costuma ser uma mão na roda na hora de capturar cenas em movimento ou fotografar um grupo grande de pessoas em uma festa, por exemplo – já que, aparentemente, ficar parado e olhar para o fotógrafo é uma tarefa quase impossível. Ainda assim, um botão ou modo dedicado a fazer cliques em sequência não é exatamente uma novidade, com o recurso marcando presença em câmeras nativas de diversas fabricantes de smartphones Android, nos aparelhos iOS ou mesmo em apps de terceiros nas lojas virtuais de cada plataforma.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Possível ícone usado para ativar o modo Smart Burst no Android.

Pensando nisso, qual seria o objetivo da Google ao trazer esse elemento para um produto que tem como atrativo o fato de ser um aplicativo simples e rápido? A resposta correta, muito provavelmente, é facilitar ainda mais a vida do consumidor que escolher esse programa para fazer suas imagens no dia a dia. De acordo com a análise do código do software, o diferencial do Smart Burst é exatamente o aspecto “inteligente” da tecnologia, que, a partir de uma série de filtros, determina as melhores fotos entre a leva capturada.

Ao que parece, a ferramenta vai analisar aspectos como número de rostos na cena, porcentagem de pessoas com os olhos abertos e nitidez visual antes de apresentar uma seleção considerada ideal. Levando-se em conta que a Google não anda brincando em serviço na hora de aperfeiçoar sua ferramenta de análise e processamentos de imagens – basta ver o trabalho fenomenal nas buscas do Google Photo –, a expectativa é que o futuro recurso do aplicativo de câmera seja bastante eficiente em seu trabalho.

Apesar de pistas sobre o funcionamento da função já estarem no APK, vai ser preciso esperar por novas atualizações para que o Smart Burst seja efetivamente integrado ao programa. Caso queira testar o Google Camera agora mesmo, sem problemas: basta clicar neste link para experimentar a versão 2.5 do app para Android, lançada na última quarta-feira (10).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.