Google homenageia Bartolomeo Cristofori com doodle musical

1 min de leitura
Imagem de: Google homenageia Bartolomeo Cristofori com doodle musical
Imagem: Google

Por nome talvez você não conheça, mas o italiano Bartolomeo Cristofori (1656-1731) é conhecido como o grande inventor do piano como conhecemos atualmente. Hoje (4), a Google disponibilizou um doodle divertido em que o fabricante toca “Joy of Man’s Desiring”, de Johann Sebastian Bach, em comemoração ao seu 360° aniversário.

Na apresentação criada por Leon Hong, você não pode controlar as teclas pressionadas, mas pode alterar o volume do som através das claves musicais. Na época em que Bartolomeo começou a tocar, o instrumento mais utilizado era o cravo, entretanto ele não permitia fazer ajustes na intensidade do som. Descontente com o aparelho, o homem decidiu aprimorá-lo.

Em uma visita feita a corte de Florença, Cristofori recebeu um convite do próprio príncipe de Médice para montar o instrumento que serviria de base para os pianos modernos, em 1709. Nomeado cravo com piano forte, o dispositivo foi posteriormente simplificado para pianoforte, visto que permitia executar sons de pianos (fracos) e sons fortes.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.