A Google lança tantos projetos e iniciativas que, volta e meia, é obrigada a fechar alguns por falta de suporte ou sucesso. A mais nova vítima é o Google Code, o serviço de código aberto destinado a hospedar códigos e projetos de programação.

A empresa anunciou oficialmente que o serviço fechará as portas em 25 de janeiro de 2016. Antes disso, em 24 de agosto de 2015, ele não aceitará mais subsmissões e será destinado somente à leitura e consulta. A partir de 12 de março deste ano, já não é mais possível criar projetos novos, só continuar os já existentes.

O Google Code começou a funcionar em 2006, quando o mercado da área ainda era escasso. O sucesso do concorrente GitHub, entretanto, foi forte demais: os próprios desenvolvedores da Google migraram projetos para a rival. Enquanto isso, o que sobravam na plataforma variava entre spam e conteúdos abusivos.

Mesmo com o final do suporte, certos projetos da Google envolvendo Chrome e Android, entre outras áreas, continuarão recebendo hospedagem da empresa.

Se você é um dos agora órfãos do Google Code, pode usar uma ferramenta exportadora do Google Code para o GitHub (ou eventuais variantes para Bitbucket e SourceForge) e migrar do serviço atual para os vencedores dessa guerra.

Cupons de desconto TecMundo: