Google lança serviço para a busca de termos em livros

1 min de leitura
Imagem de: Google lança serviço para a busca de termos em livros

Página inicial do Books Ngram Viewer

A Google lançou um serviço que busca palavras-chave em mais de 5 milhões de livros e artigos que foram catalogados digitalmente pela empresa. O Books Ngram Viewer pode ser utilizado inclusive para comparações de existência do termo procurado com relação a outro em determinado período de tempo.

Para utilizar o serviço, tudo o que você precisa fazer é digitar as palavras-chave desejadas (para mais do que uma, elas devem aparecer separadas por vírgulas). O campo faz diferenciação entre maiúsculas e minúsculas e é bom ter em mente que isso pode trazer diferença nos resultados. Em seguida, defina o intervalo de tempo nos campos apropriados.

Os períodos permitidos começam em 1500 e terminam em 2008. Então basta definir o escopo de sua busca. Estão disponíveis: inglês americano, inglês britânico, chinês (simplificado), inglês, ficção inglesa, francês, alemão, russo e espanhol. Quando tudo estiver conforme o desejado, basta clicar em “Search lots of books”.

Pesquisa pelo termo pyramids

Os resultados são exibidos na forma de um gráfico, com linhas representando os termos de sua busca ao longo dos anos. Abaixo há os resultados por intervalo de tempo e a possibilidade de ver todos os dados encontrados (de maneira bruta). Ao lado há os links para que você possa divulgar sua pesquisa no Twitter e Buzz.

Se você ainda não conheceu o serviço, vale a pena visitá-lo e fazer alguns testes.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.