A coleta de dados, como cookies e o histórico de site de terceiros, é comumente usada pela Google para criar anúncios personalizados para seus usuários. Quem já entrou em qualquer loja de comércio virtual provavelmente se deparou com um turbilhão de propagandas relacionadas ao produto procurado após a visita.

A prática, porém, se tornou problema na Holanda: a Google poderá ser multada em 15 milhões de euros (aproximadamente R$ 50 milhões) se der continuidade a medidas invasivas para conseguir informações de quem usa os serviços da companhia.

Jacob Kohnstamm, presidente do órgão regulador holandês responsável pela denúncia, afirmou que isso ocorre desde 2012. A Google está sendo acusada de combinar dados coletados em sua ferramenta de pesquisa, além de emails, dados de localização, navegação no YouTube e os já citados cookies, para criar anúncios personalizados.

“Essa combinação ocorre sem a Google informar adequadamente os usuários com antecedência e sem pedir sua permissão. Isso é uma violação à lei”, pontuou Kohnstamm, que frisa a importância do consentimento do internauta.

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