Como desativar o Google Instant Preview

1 min de leitura
Imagem de: Como desativar o Google Instant Preview

O mecanismo de buscas do Google agora conta com uma pré-visualização dos resultados. Porém, há quem prefira utilizar o método antigo ao novo, seja por hábito ou para economizar recursos da máquina.

Por esse motivo, alguns usuários fazem o possível para evitar o Google Instant Preview. Caso você esteja interessado em saber como ele funciona ou faça parte do time que busca uma maneira de desativá-lo, fique atento para estas dicas. Afinal, de nada adianta contar com uma ferramenta tão prática se nunca a utilizamos.

Google Instant Preview

Após realizar uma busca por sites no Google, cada resultado agora conta com o ícone de uma lupa ao lado direito. Ao clicar nela, você confere uma prévia da página antes mesmo de abri-la. Isso permite que o usuário compare rapidamente os resultados, examine o conteúdo relevante e interaja com o visual do site.

No Brasil, o recurso já foi adicionado por padrão a todas as buscas. Ou seja, mesmo que você não desfrute da novidade, ela torna suas buscas ligeiramente mais lentas. Outros usuários argumentam que a visualização da miniatura das páginas dispersa a atenção de quem a utiliza. Se você é um dos que pretende abandonar o Google Instant Preview, aqui vão algumas dicas:

Navegue com o Opera: isso porque o novo recurso de busca não está disponível no Opera. Através do browser você efetua suas buscas como antigamente e sem se distrair com as pré-visualizações. Esta também é uma oportunidade de conhecer um novo navegador, lembrando que a última versão do browser está excelente e dá suporte a extensões externas.

Iniba os scripts: ao navegar com o Mozilla Firefox, você pode instalar uma extensão que impede a ação de JavaScripts. Para fazê-lo, o NoScript é uma solução eficiente. É claro que isso também inibe a ação de vários outros recursos das páginas da web, mudando a experiência da sua navegação.

Utilize um motor de busca da Google personalizado: se você é um geek assumido e não perde tempo com recursos desnecessários, vai adorar ferramentas como o Scroogle. Ele utiliza o mesmo motor de busca do Google, mas não conta com cookies, não guarda os termos buscados e permite que você personalize a quantidade de resultados.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.