Google vai ajudar a construir novo cabo submarino entre o Brasil e os EUA

1 min de leitura
Imagem de: Google vai ajudar a construir novo cabo submarino entre o Brasil e os EUA

A Google anunciou na última quinta-feira (9) que vai ajudar nos esforços de construção de um novo cabo submarino que vai ligar as cidades de Boca Raton, na Flórida (EUA) a Fortaleza e Santos. O objetivo da iniciativa é aumentar a capacidade da infraestrutura da internet na região, que hoje já conta com mais de 300 milhões de usuários.

Em um comunicado publicado em seu blog oficial, a companhia afirma que o projeto será fruto de um “consórcio multinacional formado por empresas de tecnologia e telecomunicação”. Entre os participantes estão a brasileira Algar Telecom, a angolana Angola Cables e uruguaia Antel. Esse grupo vai ficar responsável pela operação e manutenção da estrutura que, ao menos em um primeiro momento, não deve se estender a outras regiões.

Os cabos submarinos atuam como uma espécie de “fonte” de internet e de outros tipos de conexão e são responsáveis por ligar todos os continentes do plano. A Google já tem um histórico bem estabelecido em trabalhar com projetos do tipo, tendo investido no desenvolvimento do UNITY (2008), do sistema SJC (2011) e, em agosto deste ano, no FASTER, que conecta os Estados Unidos ao Japão.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.