Novo serviço do Google permite visualização instantânea dos sites buscados

1 min de leitura
Imagem de: Novo serviço do Google permite visualização instantânea dos sites buscados

Google Instant Preview em funcionamento

O Google começou hoje a liberar seu novo serviço, o Instant Preview, que permite ao usuário ver uma miniatura das páginas resultantes de sua busca antes de abrir em qualquer um dos links. Para utilizar, basta clicar sobre a lupa azul, que fica localizado ao lado do título das páginas.

A funcionalidade promete melhorar a qualidade das pesquisas e, além da miniatura, destaca também o local onde os termos procurados estão localizados no site. Assim, o usuário sabe exatamente para onde olhar quando abri-lo.

O serviço já está funcionando para alguns usuários brasileiros. Como em todos os lançamentos do Google, a função será disponibilizada gradativamente e estará presente em 40 idiomas ao redor do mundo.

Ao contrário do que pode se pensar, o novo recurso não aumenta o tempo de carregamento das pesquisas. De acordo com o Google, as miniaturas são carregadas em um décimo do tempo que o site levaria para ser carregado em sua versão completa, o que não causa lentidão mesmo em conexões com baixas velocidades.

Por outro lado, o Instant Preview ainda apresenta alguns problemas de carregamento em sites com recursos avançados, como o Flash. Nestes casos, os elementos gráficos não são exibidos corretamente ou simplesmente não aparecem, prejudicando a visualização das páginas e do contexto das buscas.

De acordo com o Google, a ideia é ter a funcionalidade aplicada a todos os resultados de qualquer pesquisa no futuro. Ainda segundo a empresa, a satisfação dos usuários com os serviços da gigante das buscas aumentou cerca de 5%. O número foi obtido durante os testes do Instant Preview.

Experimentando a novidade

Caso você ainda não tenha acesso ao Instant Preview, clique aqui para testar o serviço. Para usar, basta pressionar o botão "Try it now" e fazer a busca normalmente para exibir o ícone da lupa e ter acesso às miniaturas dos sites.

Os termos pesquisados serão exibidos em uma caixa destacada com uma borda laranja, exatamente onde aparecem no site buscado. Caso as palavras-chave sejam o título ou apareçam muitas vezes em uma única página, nenhum termo será destacado. Ainda assim, é possível observar a miniatura antes de clicar no link.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.