Google mostra o sistema de reconhecimento de imagens para carros autônomos

1 min de leitura
Imagem de: Google mostra o sistema de reconhecimento de imagens para carros autônomos
Imagem: Michiganautolaw

A Google mostrou o seu projeto que foi o vencedor de um desafio anual sobre a visão computacional para o futuro. Os participantes incluíam instituições acadêmicas e laboratórios da indústria. Agora, a gigante tornou o seu trabalho disponível para outros pesquisadores.

“No desafio deste ano, a equipe da Google dobrou os seus esforços em relação aos resultados do ano passado. A equipe participou com uma apresentação aberta, o que significa que os detalhes exatos de sua abordagem em relação a visão computacional serão compartilhados mais amplamente com a comunidade para fomentar para colaborar e acelerar o progresso no campo”.

Atualmente os esforços da empresa estão no reconhecimento de objetos em imagens automaticamente. Por enquanto, mesmo que um computador tenha a ajuda de algoritmos inteligentes e assistentes humanos, ele não consegue reconhecer tudo e uma determinada cena.

A Google pode mudar isso em breve. A empresa detalhou um novo sistema que pode facilmente detectar lotes de objetos em uma cena, mesmo que ela esteja parcialmente escura. A chave está em uma rede neural que pode refinar rapidamente os critérios que estão sendo procurados sem exigir muito poder de computação extra.

Detecção de objetos em imagens mais avançada

A tecnologia que a empresa trabalha ainda é recente, mas a gigante da internet vê o seu avanço de em reconhecimento de imagens ajudando no futuro dos carros autônomos.

“O progresso do nosso estudo é diretamente transferível para os produtos da Google, como em busca de fotos, no YouTube, nos carros autônomos e em qualquer lugar no qual é útil compreender o que está em uma imagem, bem como onde as coisas estão”, afirma a Google.

Os carros autônomos da Google atualmente contam com mapeamento extremamente detalhado das estradas específicas nas quais eles estão sendo utilizados. Além disso, o sistema de computador está sendo desenvolvido para reconhecer cada curso individualmente, inclusive parando em sinais de transito.

Um sistema que pode identificar de forma inteligente os objetos por si só seria claramente uma abordagem muito mais útil se puder ser suficiente rápido e confiável. Dessa maneira, uma grande parte do foco da Google está na utilização de abordagens que são rápidas e fazem uso altamente eficiente de recursos de computação. Para finalizar, a robótica é outra aplicação óbvia desse sistema de reconhecimento de imagem.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.