A Google anunciou, no último mês de setembro, o Google Instant, método de busca com resultados instantâneos.

É um método de busca inspirado nas atualizações do Twitter. Ou seja, você busca por um termo e as páginas são atualizadas conforme novas informações surgem.

Mas saiba que as buscas podem ficar ainda mais rápidas. Nesta semana, foram anunciadas algumas melhorias para aprimorar o Instant.

Uma delas é a navegação pelo teclado. Assim, você explora os resultados sem mouse ou touchpad. Sempre foi possível utilizar teclas para explorar as sugestões de busca, e agora é possível utilizá-las também entre os resultados.

Ao fazer uma busca, a navegação pelo teclado estará habilitada dentro das sugestões. Quando achar a sugestão ideal, tecle Enter, e então a navegação passa para os resultados (repare na seta à esquerda dos resultados).

Quando encontrar um resultado interessante, você também pode usar a tecla Enter para acessar a URL. Os teclados também funcionam nos resultados de conteúdos especificados como notícias, vídeos, livros, blogs, atualizações e discussões (todos eles ficam em um menu à esquerda.

Confira este vídeo em inglês que ilustra o uso de atalhos de teclado com o Google Instant:

Os atalhos:

  • Setas para cima e para baixo: percorre sugestões de termos e também os resultados;
  • Tab ou seta para a direita: completa um termo que você começou a digitar com uma sugestão correta;
  • Seta para a direita: é também o botão “Estou com sorte”. Para funcionar, deixe uma sugestão de busca selecionada;
  • Tecla Esc: desabilita temporariamente o Instant Search. A busca é retomada assim que você digita algo novamente.

Vale lembrar que o Instant ainda não está disponível no Brasil. Ele deve ganhar um domínio próprio no país nos próximos meses. Por enquanto, somente alguns usuários podem experimentar o recurso, desde que estejam logados em sua conta Google.

Cupons de desconto TecMundo: