Google quer sumir com as URLs nas próximas versões do Chrome

1 min de leitura
Imagem de: Google quer sumir com as URLs nas próximas versões do Chrome

A Google está preparando mais uma modificação radical para as próximas versões do Google Chrome. O navegador sempre foi conhecido pela simplicidade, e agora deve partir para mais uma mudança.

Isso porque a versão 36 do navegador deve aposentar definitivamente a barra de endereços como conhecemos. O Chrome vai suprimir completamente o endereço URL do site em que você estiver, e tudo o que será possível ver é o nome do domínio em questão. O restante da barra de tarefas será uma versão atualizada da Omnibox, local onde é possível fazer buscas no Google.

A parte onde aparece o nome do domínio ficará destacada, de modo a facilitar a identificação do site verdadeiro e evitar casos de phishing. Afinal de contas, imitar um um site inteiro é fácil, mas o nome do domínio não.

Se o usuário não tiver uma gigantesca URL cheia de códigos na frente para se confundir, pode conseguir identificar mais fácil um possível crime e evitar endereços falsos.

Compare: formato tradicional com a URL complera contra o novo formato, que só mostra o domínio. (Fonte da imagem: Tecmundo)

Quem sentir saudades de ver o endereço completo de algum site, ou quiser digitar o nome de alguma sessão específica do site para ir direto ao ponto, poderá clicar sobre o nome do domínio, que passará a ser um botão. Ao fazer isso, o caminho completo da página passa a ser exibido.

Quem quiser também poderá alterar as configurações avançadas do navegador para voltar a enxergar por padrão a URL completa na barra de endereços do navegador. Contudo, a maioria dos usuários deve passar a adotar a versão simplificada mesmo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.