Desenvolvedores pegam carona no Google Instant para aplicar no YouTube e Google Maps

2 min de leitura
Imagem de: Desenvolvedores pegam carona no Google Instant para aplicar no YouTube e Google Maps

Na semana passada um dos assuntos que mais bombaram em toda a internet foi a criação do Google Instant, uma modificação no motor de buscas Google que permite a visualização de resultados em tempo real, mostrando-os e atualizando-os ao mesmo tempo em que cada nova letra é digitada.

Se você, ao ver este novo recurso, começou a pensar em como seria legal transportá-lo para outros serviços da Google, saiba que não foi o único. A prova disso está em alguns vários sites independentes que já começam a surgir com funcionalidades de buscas em endereços como YouTube e Google Maps, ambos da Google.

Google com busca instantânea

YouTube com busca instantânea

Feross Aboukhadijeh, acadêmico de Ciências da Computação da Universidade de Stanford  (Estados Unidos), inspirou-se na nova plataforma do motor de buscas e decidiu criar um sistema que fosse capaz de realizar buscas em tempo real para os vídeos do YouTube, facilitando o encontro das diversas obras buscadas.

Na medida em que a palavra é escrita, começam a ser carregados vídeos relacionados. Além de um vídeo principal, filmes associados ao assunto também são mostrados, para evitar que o carregado seja equivocado e atrapalhe a busca do usuário por alguma obra definida.

O projeto de Feross é tão interessante que Chad Hurley, cofundador e atual CEO do YouTube, convidou o jovem estudante para fazer parte da equipe de desenvolvimento do site.

Twitter do CEO do YouTube

Fonte: Twitter oficial de Chad Hurley

Mapas em tempo real

Um outro projeto, muito bacana também, foi criado pelo desenvolvedor independente Michael Hart, desta vez baseado no Google Maps. O programador do Alabama (também nos Estados Unidos) decidiu utilizar os mecanismos do Instant Search do Google para permitir que mapas fossem buscados no mesmo padrão instantâneo.

Você pode testar a ferramenta neste site, mas é importante notar que ao contrário do formato tradicional, quando for inserir algum endereço, comece pela cidade. Este procedimento evita que sejam carregadas localidades muito alheias a que o usuário está realmente procurando.

Google Maps também será afetado

O futuro é instantâneo

Depois do sucesso que atingiu com o Instant Search, a Google ainda afirma que há uma série de melhorias que devem ser realizadas nos próximos meses, assim que uma segunda versão do projeto for lançada. Engenheiros da alta cúpula da empresa ainda afirmam que no futuro, todos os serviços Google deverão fazer parte deste projeto.

Isso garante que YouTube, Maps, Earth e outros serviços como redes sociais e buscadores de notícias também devem ganhar os recursos do “Instant Search” em breve. É importante lembrar também que o mecanismo deve funcionar muito mais dinamicamente a partir de um futuro próximo, quando todos os navegadores possuírem motores HTML5 mais estáveis.

Google Imagens deve ser o serviço que mais gera expectativas relacionadas ao Instant Search. Muitos usuários esperam poder buscar figuras e fotografias em tempo real, evitando a demanda de tempo de carregamento de cada uma das páginas relacionadas ao termo buscado. Essa popularidade pode colocá-lo entre os primeiros serviços a ganhar o motor instantâneo.

Instant YouTube

.....

A cada dia a Google anuncia novidades que movimentam toda a indústria da informática e, principalmente, da web. Com os novos recursos que vêm sendo apresentados, é possível que em breve todos os serviços da empresa possuam o Instant Search integrados.

Esses avanços garantem que no futuro, todos os usuários poderão ter acesso rápido a resultados de pesquisas sem que seja necessário carregar página por página, o que gera uma perda de tempo considerável.

E os usuários do Baixaki, o que pensam sobre o Instant Search? Será que ele veio para ficar ou vai ser mais um recurso que será abandonado no futuro?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.