menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Executivo da Google diz que criptografia poderá livrar China da censura

Eric Shmidt explica que sua empresa está trabalhando para reforçar a impenetrabilidade de suas redes

schedule24/01/2014, às 11:12

Fonte:

Imagem de Executivo da Google diz que criptografia poderá livrar China da censura no site TecMundo

Executivo quer blindar sua empresa e clientes contra "espionagem" (Fonte da imagem: Reprodução/Prosper)

Para Eric Schmidt, executivo do conselho diretor da Google, a censura na China pode ser superada em uma década com a ajuda da criptografia. De acordo com ele, criar sistemas e comunicações mais seguros iria impedir governos, como o chinês e o norte-coreano, de controlarem o que seus cidadãos publicam e enviam para a rede. Dessa maneira, qualquer um poderia ter voz na internet sem sofrer severas consequências.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Schmidt explicou recentemente em Davos, na Suíça, que melhorar os sistemas de criptografia iria “criar um problema para governos como o da China”. Em 2010, a Google moveu suas operações chinesas para Hong Kong por conta de problemas com o governo local.

Além da criptografia, Schmidt ainda acredita que, em algum momento, o uso de redes sociais e outros meios de comunicação na web será tão disseminado na China que o governo não conseguirá mais controlar o fluxo de informações da forma que faz hoje, com pessoas avaliando e apagando postagens que não seguem as condutas esperadas para a população. Essa seria a segunda “arma” contra a censura.

O executivo disse também que a Google trabalha em uma forma de reforçar sua criptografia para que nenhum governo, incluindo a China, possa penetrar em seus serviços e impedir o funcionamento deles.