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Eric Schmidt afirma que o mercado mobile venceu em suas previsões para 2014

Executivo admite que a maior falha da Google foi não ter prestado atenção à ascensão das redes sociais

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

02/01/2014, às 15:53

Eric Schmidt afirma que o mercado mobile venceu em suas previsões para 2014

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Imagem de Eric Schmidt afirma que o mercado mobile venceu em suas previsões para 2014 no site TecMundo

Próximo ao final de 2013, Eric Schmidt, ex-CEO da Google, conversou com a Bloomberg TV e revelou suas previsões para este ano no mercado de tecnologia. Segundo ele, 2014 vai consolidar de vez a dominância do mercado mobile, o que significa que praticamente todas as pessoas do planeta deverão ter em mãos um smartphone ou dispositivo portátil semelhante em 2014.

“A tendência era a de que o mobile estava vencendo — e agora ele venceu”, proclama Schmidt, fazendo uma referência ao mercado de PCs que está em declínio nos últimos anos. Segundo o executivo, entre os motivos que levaram a esse domínio está a “chegada de grandes centros de dados e o uso de inteligência máquina-para-máquinas em todos os cantos”, que servem como base para o desenvolvimento de novos serviços.

Segundo ele, esses instrumentos também permitem realizar atividades inéditas, como localizar e classificar pessoas, obtendo dados capazes de mudar todos os negócios em escala global. Schmidt afirma que estamos em um estágio no qual não é possível prever com precisão o que vai acontecer em áreas como a genética, na qual os estudos do sequenciamento do DNA humano podem levar a avanços expressivos no tratamento do câncer e no diagnóstico e cura de várias doenças.

Redes sociais: maior falha da Google

Ainda falando com a Bloomberg, Schmidt admitiu que a principal falha da Google foi não ter conseguido prever o domínio que as redes sociais iriam estabelecer. “O maior erro que eu fiz foi não conseguir antecipar a ascensão do fenômeno das redes sociais — algo que não estou disposto a repetir”, afirmou. “Eu acredito que, em nossa defesa, estávamos ocupados trabalhando em muitas outras coisas. Mas deveríamos estar nessa área e eu assumo a responsabilidade de isso não ter acontecido”.

Apesar de já ter o Orkut, a companhia decidiu construir o Google+ para tentar rivalizar o Facebook muito após o serviço de Mark Zuckerberg já ter estabelecido seu domínio na internet. Apesar de já contar com 300 milhões de usuários e continuar a crescer, o site tem tido dificuldades em competir com seu principal rival, que já conta com mais de 1 bilhão de pessoas registradas.


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Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.