Busca do Google para Android passa a incluir resultados dentro de apps

2 min de leitura
Imagem de: Busca do Google para Android passa a incluir resultados dentro de apps

A Google anunciou recentemente uma grande atualização para seu mecanismo de busca para Android que vai facilitar bastante para que você encontre informações detalhadas sobre o que procura, mesmo que o conteúdo não esteja nas páginas tradicionais da web. A novidade é uma listagem de apps que fornece resultados baseados em informações dentro de aplicativos instalados no seu smartphone, além de indicar softwares relacionados no Google Play.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Já é possível fazer o download da nova versão do aplicativo de buscas diretamente na loja online da empresa. No entanto, a melhor parte da novidade é que as listagens diferenciadas não são exclusivas do app, já que também vão aparecer diretamente nos browsers Chrome e nas versões mais antigas do sistema Android.

Como funciona?

As sugestões de apps vão aparecer de duas formas distintas, dependendo se você já tem ou não o programa em questão instalado em seu dispositivo Android:

  • Abrir no app: se você já tiver o software instalado, tudo o que precisará fazer é clicar no botão para que o dispositivo abra a página do programa indicada na pesquisa. Para que esse tipo de listagem funcione, no entanto, você precisa acessar a sua conta da Google para que o sistema identifique quais apps você tem no seu aparelho;
  • Botões do Google Play: caso os resultados de sua busca estejam relacionados a aplicativos relevantes da loja online da empresa, você os verá agrupados na seção Apps e basta tocar no botão de preço para ser levado à página de download. Além disso, buscas pelo nome de um software específico resultarão em um cartão com informações sobre o programa, além do link para baixá-lo.

(Fonte da imagem: Reprodução/Inside Search)

Acesso restrito

Vale ressaltar, no entanto, que a função “Abrir no app” só tem o suporte de 13 aplicativos até o momento: AllTrails, Allthecooks, Beautylish, Etsy, Expedia, Flixster, Healthtap, IMDb, Moviefone, Newegg, OpenTable, Trulia e Wikipédia. Além disso, a Google ressalta que o botão desses softwares só deve aparecer nos seus resultados de busca cerca de um ou dois dias após o download.

Adicionalmente, o recurso de encontrar apps nos seus resultados de busca atualmente só está disponível para usuários de Android 2.3 ou superior que morem nos Estados Unidos e tenham a linguagem de seu sistema definida como inglês. Ainda não há informações sobre a previsão de acréscimo de outras regiões e linguagens ao sistema, ou de inserção do suporte a outros aplicativos (se você é um desenvolvedor, pode se registrar clicando aqui).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.