menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Google está sendo investigada pelo CADE por práticas anticompetitivas

Empresa está sendo acusada de prejudicar concorrentes ao limitar as propagandas veiculadas em seu serviço de buscas

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

schedule11/10/2013, às 09:43

Google está sendo investigada pelo CADE por práticas anticompetitivasFonte:

Imagem de Google está sendo investigada pelo CADE por práticas anticompetitivas no site TecMundo

(Fonte da imagem: Reprodução/Google)

Após denúncias apresentadas pela Microsoft e pela E-Commerce Media Group, a Google está sendo investigada pelo CADE por conta de práticas consideradas anticompetitivas. Segundo os três processos administrativos abertos contra a empresa, ela está privilegiando seus próprios serviços nos resultados de buscas, como o Google Shopping.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

O órgão regulatório vai avaliar se a companhia está utilizando alguma espécie de mecanismo para confundir os usuários na hora de identificar os resultados de uma pesquisa. A E-Commerce afirma que o Google Search permite a veiculação de anúncios veiculados pelo Google Shopping, opção que não está disponível para os concorrentes.

Além disso, também há a denuncia de que a Google recusou a venda de espaço para um anúncio com foto do site Buscapé. Em um momento posterior, a empresa teria exigido o acesso a dados comercialmente sensíveis como forma de permitir que a propaganda fosse veiculada.

O CADE também vai investigar se a organização está usando uma técnica conhecida como “scraping” para se apropriar do conteúdo de sites rivais. "De acordo com a denúncia, uma vez que as opiniões dos usuários sobre produtos e serviços agregam informações relevantes e são um atrativo para ferramentas de buscas temáticas para compras, com essa prática o Google estaria subtraindo vantagens competitivas detidas por esses rivais e delas se beneficiando", afirmou a instituição em um comunicado à imprensa.