Busca do Google ganha recursos incríveis por voz e fica mais personalizada

1 min de leitura
Imagem de: Busca do Google ganha recursos incríveis por voz e fica mais personalizada

(Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

Você já deve conhecer uma série de fórmulas e perguntas que a ferramenta de busca da Google responde instantaneamente, sem que seja necessário abrir qualquer página. Mas a Gigante de Mountain View está ampliando a gama de ferramentas no serviço e deixando tudo ainda mais automatizado e simples.

Uma atualização no sistema vai levar comandos de voz para o seu smartphone, tablet ou desktop com respostas para perguntas pessoais, com respostas baseadas em dados de suas redes sociais, agendas, emails, serviços de compra e outras coisas integradas ao Google.

Ao questionar “Quais são meus planos para amanhã?”, você receberia a resposta com base em resumos de reservas de hotéis, passagens e anotações na agenda. Segundo os desenvolvedores, algumas ferramentas serão trabalhadas em conjunto com outros serviços da Google, como o Google+.

Você pode, por exemplo, fazer uma solicitação como “mostre minhas fotos de pôr-do-sol” e o Google vai tentar reconhecer automaticamente o tipo de imagem que você está tentando encontrar.

A novidade deve aparecer em forma de atualização nos próximos dias, mas ainda não existe previsão para que o sistema seja traduzido para o português, mas você pode conferir alguns exemplos do que a ferramenta será capaz na lista abaixo:

- Voos: pergunte ao Google “meu voo está na hora certa?” para obter informações sobre seus próximos voos status ao vivo de seus trajetos do dia.

- Reservas: peça “minhas reservas” para ver seus planos de jantar ou “meu hotel” para ter nome e endereço do hotel reservado para aquele dia. Com apenas um toque, você pode, por exemplo, visualizar a rota até o local, o que pouparia muitas etapas de pesquisa.

- Compras: ao pedir por “minhas compras”, você passa a ter acesso ao status de pedidos ainda não entregues.

- Agenda:  pergunte ao Google “quais são os meus planos para amanhã?” e você terá um resumo completo de todos os seus próximos voos, hotéis, reservas em restaurantes, eventos e reuniões.

- Fotos: apenas diga “mostre as minhas fotos de Paris” para ver as fotos enviadas para Google+ de suas últimas férias. Você também pode pedir coisas como “minhas fotos na praia” se você quer visualizar as fotos que você tirou em frente ao mar e o Google vai tentar reconhecer automaticamente o tipo de foto que você está solicitando.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.