Google: novas buscas, novo visual e tendências

4 min de leitura
Imagem de: Google: novas buscas, novo visual e tendências

É sempre assim, passam alguns meses e elaboramos um novo artigo para falar sobre uma das maiores empresas de internet: a Google. A gigante das buscas parece não ter limites, tanto no investimento em novos serviços como na compra de outras empresas para ampliar seus negócios.

No entanto, os últimos investimentos não são em novos serviços, mas sim na página principal da empresa. O buscador da Google é, provavelmente, a página mais acessada no mundo e o motivo é óbvio: praticidade para encontrar qualquer coisa. Contudo, mesmo a página tendo uma funcionalidade fantástica, a Google parece não estar satisfeita.

A concorrência pode fazer os planos mudarem

Nada foi declarado, mas parece que há apenas dois motivos básicos para que a Google modifique sua página de buscas. O primeiro seria apenas por questão de estética, afinal de contas, já faz muitos anos que a mesma logomarca estampa a página inicial dos navegadores de quase todo o mundo.

Outro motivo que possivelmente levou a Google a investir em mudanças no seu buscador foi a concorrência que surgiu. Além do lançamento do Cuil — criado por uma ex-funcionária da Google —, notou-se que a Microsoft renovou suas buscas com o Bing. Talvez você nunca tenha utilizado um desses serviços, mas quem acompanha as tendências sabe que a Google perdeu um pouco dos seus usuários únicos.

Concorrentes nas buscas

O novo buscador

Já faz tempo que a Google colocou uma nova logomarca em seu buscador e modificou algumas opções nas pesquisas, todavia tais detalhes eram limitados a um pequeno grupo de testes. Ano passado o Baixaki publicou um artigo que relatava sobre as possíveis mudanças.

Agora temos o prazer de anunciar que os testes estão chegando ao fim e segundo o blog oficial da Google, hoje, dia 5 de maio de 2010 o novo buscador vai ao ar. A Google está implementando globalmente a página reformulada com tradução para 37 idiomas (incluindo o Português do Brasil).

Novo visual, mesma qualidade nas buscas

O novo buscador traz uma forma diferente de filtrar os resultados. Assim como já acontecia com a busca em imagens, agora também há a possibilidade de escolher exatamente o que você quer num menu localizado à esquerda. É possível buscar por qualquer tipo de conteúdo, notícias, blogs, imagens, livros e muito mais.

Filtros no menu lateral

Além disso, você pode filtrar notícias mais recentes, visualizar uma linha do tempo ou a roda mágica. Muitas dessas funções já estavam presentes anteriormente, mas com a renovação do portal devem ser melhoradas. Vale frisar que apesar das modificações no visual e das funções adicionais, o motor de pesquisas ainda continua o mesmo, fator que deve manter a Google na 1ª posição.

Google Mobile com cara nova (somente para americanos)

Assim como os computadores desfrutarão das novidades do buscador, os celulares também devem ganhar as mesmas alterações. Claro que nem tudo funciona exatamente igual, até porque o buscador versão Mobile tem um filtro diferente, pois busca por páginas mais apropriadas para celulares. Abaixo você confere uma prévia do novo visual Google para celuares:

Novo Google para celulares

Fonte: blog oficial Google.

Teclado virtual no próprio buscador

Continuando com a lista de novidades, temos de ressaltar a adição do teclado virtual ao buscador da Google. Quem acessou o Google nessa segunda deve ter notado o ícone ao lado do campo de pesquisa. Este botão abre um teclado virtual para que o usuário que não tem como utilizar caracteres especiais possa digitar o “Ç”,  o “~” e outros tantos que não existem em outros países.

Teclado virtual facilita as buscas

O futuro é muito previsível

Segundo o blog de tecnologia Mashable, a Google estaria focando investimentos no Recorded Future. O site já conhecido mundialmente utiliza um sistema inteligente para analisar detalhes sobre diversos assuntos e prever o que pode acontecer no futuro.

O interesse da Google na empresa é meio óbvio, visto que a criação de novidades é muito importante para a empresa que mais cresce na internet. Além disso, saber o que fará sucesso no futuro é ótimo para os negócios e todos sabem que o dinheiro é o alvo principal de qualquer empresa.

Lá vem o Google Editions

O que seria o Google Editions? Bom, se você ainda não leu nenhuma notícia sobre este assunto é porque ele realmente é recente. Reza a lenda que a Google está montando seu serviço para venda de livros e que no meio deste ano teremos acesso à biblioteca online da Google, também conhecida como “Google Editions”. (confira o artigo que o Baixaki publicou previamente)

Google Editions em breve...

Por se tratar de um negócio lucrativo já estava meio óbvio que a Google entraria no ramo. Há algumas empresas que dominam o ramo, mas não significa que a gigante das buscas vai sofrer com isso. Apesar de não haver detalhes quanto aos preços e obras que serão disponibilizadas, sabe-se que o serviço promete muito e possivelmente terá futuro para concorrer com a Apple e a Amazon.

Nem o Google é perfeito...

Caso você esteja tentando acessar o novo Google e não esteja visualizando nada além do teclado virtual pode ficar tranquilo, pois a implementação do novo site pode demorar um pouco e apesar do lançamento oficial acontecer hoje sempre ocorrem atrasos.

Falando em novidades, nós do Baixaki testamos o novo visual e tivemos acesso a diversos recursos que foram melhorados. Apesar de surpreendente, ficamos impressionados como os computadores são facilmente enganados. Quando efetuamos uma busca pelo termo “Baixaki” e usamos o filtro de linha de tempo, conseguimos descobrir que nosso Portal já tem ocorrências na internet desde antes de Cristo. Veja na imagem abaixo:

Nada é perfeito

Boas buscas

Nosso artigo fica por aqui, pois vamos aproveitar o novo Google para descobrir outras novidades. O que você achou do novo visual do buscador? Gostou do teclado virtual? Deixe sua opinião e comente no Portal Baixaki sobre todas as tendências e notícias da Google.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.