36% dos produtos da Google são grandes fracassos

2 min de leitura
Imagem de: 36% dos produtos da Google são grandes fracassos

Quais são os melhores e os piores resultados do trabalho da Google? (Fonte da imagem: Reprodução/Google Search)

A Google é uma verdadeira máquina de desenvolvimento de produtos e serviços. Hora ou outra, a empresa aparece com uma novidade e logo a lança no mercado. O problema é que, nem sempre, essas empreitadas dão certo. O novíssimo Google Glass, por exemplo, tem 63% de chances de ser descontinuado alguns anos depois de ser lançado comercialmente.

Na verdade, um cálculo realizado pelo pessoal do The Next Web revelou que, em toda a sua história de 15 anos, 36% das criações da Google foram grandes fracassos. Entre eles, é possível contar produtos que já foram abandonados e outros que estão pela hora da morte.

Ainda assim, alguns itens podem ser questionados, como a presença do Orkut no hall dos grandes fracassos. Sabemos que classificar a rede social dessa forma pode ser um engano, sendo que em países como o nosso, ela já foi quase um monopólio. Atualmente, entretanto, a era do Orkut já passou.

Como é a conta

O cálculo do TNW foi feito contando 251 projetos da empresa, excluindo extensões para navegadores e complementos que acabaram sendo incorporados por outros produtos desde 1998. Assim, contado que 90 deles foram considerados fracassados, é possível dizer que aproximadamente 36% das iniciativas da empresa não deram certo.

Android é um dos grandes orgulhos da empresa. (Fonte da imagem: Divulgação/Google)

Essa quantidade enorme de produtos lançados em apenas 15 anos faz da empresa um verdadeiro celeiro de novidades, mesmo com o Labs tendo sido fechado há algum tempo. Esse ritmo de lançamento de novos produtos é atribuído principalmente pela política de criação de ferramentas sempre em fase Beta. Ou seja, elas são lançadas sem alarde, são testadas à surdina e, se as pessoas gostarem, eles melhoram a ferramenta e lançam de vez.

Isso traz benefícios, como a possibilidade de testar realmente o potencial do produto e de não chamar muita atenção para iniciativas fadadas ao fracasso. Mesmo assim, coisas que podem ter muito potencial não ganham a devida divulgação e acabam sendo canceladas. É uma via de mão dupla.

Os fracassos e os grandes sucessos

Apesar de fracassar bastante em seus produtos, a empresa é conhecida mesmo pelos seus sucessos indiscutíveis, como o Google Search, Gmail, YouTube e outros. Apostamos que você usa os três diariamente e várias vezes por dia. Para exemplificar a situação, o site elencou os maiores sucessos e o grandes fracassos.

O Gmail recebe novidades com determinada frequência e é um dos carros-chefe da empresa. (Fonte da imagem: Reprodução/Mashable)

Os maiores sucessos da Google são: Search, Adwords, Adsense, Google+(?), Gmail, YouTube, Google Docs/Drive, Maps, Android, Chrome, Google Earth, Analytics, Code e Blogger.

As grandes falhas: Google Answers, Orkut, Dodgeball, Lively, Wave, Buzz, Nexus One, Google TV.

Você concorda com a análise do TNW sobre os grandes sucessos da Google e seus fracassos? Comente sobre quais serviços você acha fundamentais e o que já deveriam estar na cova.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.