Google Keep: saiba como usá-lo

1 min de leitura
Imagem de: Google Keep: saiba como usá-lo

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

No dia 20 de março, a Google lançou oficialmente o seu novo serviço: o Google Keep. Rival do Evernote, o serviço promete substituir as suas anotações manuais, o bloco de notas e até mesmo os “post-its” virtuais.

Disponível para o Chrome e Android 4.0 (ou superior), o aplicativo é personalizável, pois você pode salvar os seus lembretes e listas com a inserção de fotos e áudio. A versão mobile ainda tem a opção de transcrever a fala em texto, incorporando o áudio original à nota.

Para começar, é necessário que você tenha uma conta Google, além de acesso ao Drive. Abra o Keep em seu navegador clicando aqui ou baixe-o em seu Android. Agora que você já está com o aplicativo aberto, é hora de começar a usá-lo.

Criando anotações e personalizando

Para criar uma anotação, você pode optar por escolher um título ou ir direto ao texto, sem limite de caracteres. A versão mobile é mais completa do que a da web, o que pode ser visto no topo do app, na opção “Adicionar nota rápida”. Basta digitar o texto e apertar Enter. Vale lembrar que a nota pode ser editada futuramente.

Google Keep é exibido em forma de lista ou grade em ambas as versões. Ele também permite que as suas notas sejam personalizadas com oito cores diferentes, figuras e fotos. Para editar, basta tocar ou clicar na miniatura e, com essa mesma ação, a anotação se abre em tamanho grande.

Compartilhe

Você pode compartilhar suas notas nas redes sociais, via chat ou email. Ao enviar para o seu Gmail, por exemplo, a nota chega em arquivos separados: a imagem em anexo e o texto no corpo da mensagem. Um ponto negativo é não poder compartilhar as notas completas em forma de imagem, justamente por não serem enviadas juntas.

Mesmo sendo um app que funciona conectado, ele ainda não permite a incorporação de links com a exibição da miniatura. O texto também não é clicável, mesmo com “www” ou “http://”. O aplicativo tem uma interface mais limpa e intuitiva que o Evernote, além de ser superleve e não atrapalhar o andamento de outros aplicativos.

Já testou o Google Keep? Conte o que achou aqui nos comentários!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.