Há exatos 139 anos nascia Alberto Santos Dumont, um dos mais famosos e importantes inventores brasileiros de todos os tempos. E, para comemorar essa importante data, a Google está divulgando em sua página de buscas um Doodle em homenagem a ele.

Santos Dumont nasceu no dia 20 de julho de 1873 no sítio Cabangu, local que viria a ser o município de Palmira (hoje rebatizado em honra a ele), em Minas Gerais. Filho de Henrique Dumont, engenheiro de obras públicas de ascendência francesa, e de Francisca Santos-Dumont, filha de uma tradicional família portuguesa.

Alberto Santos Dumont é pioneiro da aviação no mundo. Foi ele quem projetou, construiu e voou nos primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Ele também foi o primeiro a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina.

Seus voos foram os primeiros homologados pelo Aeroclube da França de um aparelho mais pesado que o ar e, possivelmente, foram a primeira demonstração pública de um veículo levantando voo por seus próprios meios, sem a necessidade de uma rampa para lançamento.

Uma de suas invenções mais famosas é o 14-bis, um avião híbrido construído em 1906 e testado entre os dias 19 e 23 de julho desse ano, na cidade de Paris, na França. Mas o melhor modelo de avião construído pelo brasileiro foi o Demoiselle, o menor e mais barato de sua época, criado pelo aviador em 1907 e desenvolvido até 1909. 

Fonte: UOL Educação

Cupons de desconto TecMundo: