Imagine a seguinte situação. Você está viajando a negócios em uma cidade que passou a conhecer nos últimos cinco minutos. Contudo, você precisa acessar seu email para fazer o download de uma apresentação indispensável para a reunião que acontecerá daqui alguns minutos, ou seja, o tempo de você sair do aeroporto e chegar à sede da empresa. Entretanto, você precisa parar para almoçar. Por que não ir a um restaurante que ofereça internet wireless gratuita? Então descubra como encontrar os lugares que contam com serviços assim!

O processo todo é muito simples e basta que você tenha algum tipo de precaução no dia anterior. Acesse o serviço online JiWire para descobrir onde estão as redes wi-fi que estão mais perto de onde a reunião acontecerá. Uma vez que você acessou o site, digite o nome do país em que você está no campo de buscas na parte superior da tela. Depois, uma lista com os estados irá aparecer.

Digite o nome do local que você quer encontrar pontos wi-fi!

Escolha qual é o estado e em seguida a cidade em que você está e, através das coordenadas do Google Maps, escolha qual é o lugar mais próximo que oferece internet sem fio. Contudo, você encontra três tipos diferentes de marcação no mapa: os pontos verdes, azuis e alaranjados. Os pontos verdes marcam os estabelecimentos que não cobram nada para que você acesse a rede sem fio do local. Os azuis já exigem algum tipo de tarifa para utilização do serviço. É muito frequente encontrar esses pontos em lanchonetes, restaurantes e hotéis. Já os pontos alaranjados são encontrados apenas nos países que trabalham com a operadora AT&T.

Se preferir não gastar, vá aos estabelecimentos marcados em verde!

Você pode optar por encontrar esses locais via mapa (Google Maps) ou então através de uma lista bastante completa com os nomes, tipos de estabelecimento, endereços e configurações básicas de conexão de cada um dos pontos encontrados pelo JiWire. Assim, você fica livre para utilizar a internet em qualquer lugar do mundo! Basta utilizar os serviços de um dos estabelecimentos listados e pronto! Seus emails, documentos e outros arquivos já podem ser baixados em poucos minutos se a conexão encontrada for boa!

New York é uma das cidades que mais tem conexões sem fio!Opte pelo mapa ou a lista de estabelecimentos!

Entretanto, conectar-se a redes públicas pode ser um pouco arriscado. Por isso, preste muita atenção em alguns aspectos importantes antes de utilizar alguma dessas redes. Primeiro, verifique com o responsável pelo estabelecimento se existe algum tipo de restrição ou exigência que não tenha sido especificada no JiWire – isso é importante, afinal nem sempre o site terá todas as informações das quais você precisa.

Certifique-se de utilizar métodos eficazes de segurança!

Depois, é importante que você tenha um bom firewall sempre ativo no seu notebook ou netbook; algum bisbilhoteiro pode querer fazer alguma visita indesejada no seu computador. E o mais importante de tudo: redes wi-fi públicas não são como conectar-se na sua própria casa. Portanto, todo cuidado é pouco!

Muito bem, agora que você já conhece uma maneira bastante simples de encontrar pontos de internet sem fio em qualquer lugar do mundo, já pode planejar suas reuniões, viagens e qualquer outro compromisso em que você queira levar seu computador. O serviço também é muito interessante para pesquisas acadêmicas, já que possui uma abrangência bastante interessante de número de conexões com relação aos lugares do mundo. Encontrou sua cidade? Conte para a gente qual seria o melhor lugar do mundo para você conectar-se à internet!

Fique ligado para mais novidades e até mais!

Cupons de desconto TecMundo: