A Google está sempre procurando otimizar a navegação na internet. Seu browser, o Chrome, é considerado o mais rápido de todos. A nova empreitada da empresa é o SPDY (podendo ser pronunciado como speedy, que significa rápido, em português), um novo protocolo de navegação que é até 23% mais rápido em dispositivos móveis que o HTTP.

Para provar o quanto ele é mais eficiente, a Google executou uma bateria de testes que compararam o SPDY com o HTTP. Tudo foi executado em um aparelho Galaxy Nexus rodando o Chrome para o Android. Os testes mostraram que o novo padrão de transmissão é mesmo mais eficiente.

Os exames foram executados da seguinte maneira: foram selecionadas 77 URLs de 31 sites populares da internet. Para garantir que os testes fossem satisfatórios, foram cruzados os resultados de carregamento de páginas de capa e também de artigos.

Comparação entre o HTTP e o SPDY. (Fonte da imagem: Reprodução/Google Developers)

A tecnologia está em desenvolvimento desde 2009 e já pode ser encontrada no Google Chrome e no Mozilla Firefox 13. O próximo objetivo da Google é melhorar a navegação nas redes 3G e 4G, em que os resultados foram os mais divergentes devido à constante oscilação de velocidade encontrada nelas.

Fonte: Google Developers e The Verge.

Cupons de desconto TecMundo: