menu
Tecmundo
The BRIEF

Google está trabalhando em uma rede neural multitarefas

Nova tecnologia simula funcionamento do cérebro para realizar até oito tarefas de uma só vez com alta precisão

23/06/2017, às 13:54

Google está trabalhando em uma rede neural multitarefas

Fonte:

Imagem de Google está trabalhando em uma rede neural multitarefas no tecmundo

A Google está trabalhando em uma nova tecnologia de aprendizado de máquina chamado MultiModel. Segundo a empresa, trata-se de uma rede neural multitarefa incrivelmente inteligente, capaz de aprender várias tarefas complexas.

O que isso tem de realmente inovador? A resposta é simples. Embora redes neurais já existam nas mais variadas formas e cores, todas elas “falham” em uma única grande limitação: por melhores que sejam suas capacidades de desempenhar tarefas, elas ainda são capazes de desempenhar uma única tarefa bem.

No caso do MultiModel, porém, o termo “multitarefa” não poderia ser melhor usado. O sistema é capaz de lidar com oito tarefas diferentes de uma só vez – e não apenas realizar elas, como também fazê-las com incrível precisão e habilidade. Entre as ações simultâneas desempenhadas, temos a detecção de objetos em imagens, geração de legendas, reconhecimento de fala e tradução entre quatro pares de linguagens (bem como sua gramática e sintaxe). Não há como negar que a ideia é poderosa.

Inteligente como nosso cérebro

De acordo com a companhia, o segredo para isso está na maneira como o dispositivo foi modelado: na forma de um cérebro humano. Basicamente, ele copia a maneira como pensamos, em que áreas diferentes do órgão analisam e processam informações e estímulos distintos, enquanto todas elas se unem para facilitar nossa compreensão.

Isso, por sua vez, se replica na forma de uma série de sub-redes de áudio, imagem e texto conectados a uma rede central.

Apesar dos elogios, a Google admite que ainda há um longo caminho pela frente com o MultiModel. O sistema, por exemplo, ainda não é tão preciso quanto seria possível trabalhando com redes neurais especializadas trabalhando separadamente. Para a surpresa dos desenvolvedores, no entanto, a tecnologia não apenas manteve sua performance independentemente das tarefas simultâneas, como também chegou a apresentar uma melhora em sua performance.

Resta agora esperar para ver se, com o tempo, essa tecnologia realmente apresenta toda a eficiência que parece prometer.


star

Continue por aqui