Novo algoritmo da Google cria arquivos JPEG 35% menores

1 min de leitura
Imagem de: Novo algoritmo da Google cria arquivos JPEG 35% menores

Em uma mensagem publicada em seu blog de desenvolvimento, a Google anunciou que criou um novo algoritmo open-source intitulado Guetzli, que tem como principal função gerar arquivos JPEG que são 35% menores se comparados aos obtidos por qualquer outro método que tenha a mesma finalidade.

Segundo a Gigante das Buscas, a ideia com esse algoritmo é fornecer uma experiência online mais rápida ao mesmo tempo que ainda mantém a compatibilidade desse tipo de arquivo com os navegadores disponíveis no mercado. Esse mecanismo é parecido com o que foi visto no Zopfli, que é capaz de criar arquivos PNG e gzip menores e sem a necessidade de introduzir um novo formato.

A ideia com esse algoritmo é fornecer uma experiência online mais rápida ao mesmo tempo que ainda mantém a compatibilidade desse tipo de arquivo com os navegadores disponíveis no mercado

“Ao mesmo tempo que o Guetzli produz imagens com tamanhos menores sem sacrificar a qualidade, nós também descobrimos em experimentos que arquivos de imagem comprimidos são mantidos de forma constante e de uma maneira que os avaliadores constantemente preferiram as imagens produzidas pelo Guetzli em relação às geradas pelo libjpeg, mesmo quando os arquivos libjpeg eram do mesmo tamanho ou pouca coisa maior”, comentou a empresa em sua mensagem.

Por fim, a Gigante das Buscas também deseja que o resultado entregue pelo Guetzli possa inspirar ainda mais na pesquisa de como comprimir imagens e vídeos sem fazer com que eles percam tanta qualidade.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.