Google homenageia urbanista brasileira que projetou o Parque do Flamengo

1 min de leitura
Imagem de: Google homenageia urbanista brasileira que projetou o Parque do Flamengo

Quem abre a página inicial do buscador do Google nesta quinta-feira (16) encontra uma homenagem mais que justa direcionada ao público brasileiro. É que o doodle de hoje traz uma ilustração sobre uma personalidade nem tão conhecida, mas de grande importância para o país.

Maria Carlota Costallat de Macedo Soares, mais conhecida como "Lota", foi uma arquiteta e urbanista que completaria em 16 de março o aniversário de 107 anos. Nascida na França em 1910 (o pai era um militar que servia na Europa na época), um dos principais trabalhos de Lota foi a participação no Parque do Flamengo. É essa a estrutura que aparece na ilustração do Google de hoje. Confira aqui o doodle.

Maria Carlota, a Lota

Ela também é conhecida pela Samambaia, uma casa em Petrópolis que a Google descreve de um jeito quase mágico: "que parecia ter as asas de uma borboleta e poderia levantar voo a qualquer momento". A urbanista vivia na casa com a poetisa Elizabeth Bishop e o romance foi inclusive retratado no filme "Flores Raras", de 2015. Na produção, Lota foi interpretada por Gloria Pires.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.