De acordo com um relatório da Dolitte encomendado pela Google, a gigante das buscas teria ajudado a injetar cerca de R$ 37 bilhões na economia brasileira em 2015. Isso não quer dizer que a Google investiu tudo isso no nosso país no dito ano, mas que participou de alguma forma na geração dessa riqueza no período. O estudo ainda estima que os serviços da Google estiveram por trás de empresas que conseguiram manter cerca de 430 mil empregos no Brasil.

Para o presidente da Google Brasil, Fábio Coelho, esses números refletem a missão da companhia de ajudar outras empresas a “ativarem seu potencial digital”. “Nossa tecnologia as auxilia a serem descobertas por novos clientes, aumentar sua produtividade, além de possibilitar que criadores de conteúdo sejam pagos por sua criatividade”, disse Coelho.

O levantamento em questão estima que, com cada real investido em propaganda no Google AdWords — tipo de anúncio que é mostrado no buscador da empresa quando um usuário digita uma cerca combinação de palavras-chave —, o anunciante consegue retorno bruto de algo entre R$ 3,40 e R$ 8,00.

Anúncios

A companhia ilustra essa estatística com a história da Zee.Dog, uma pequena empresa que fornece acessórios para cães. Após sua criação em 2012, a ela teria usado o Google AdWords para anunciar no Brasil e em outros países, pagando apenas quando os consumidores realmente clicam nos anúncios. Ao canalizar suas despesas de marketing, ela teria conseguido dobrar as visitas ao site e aumentar em 185% suas metas financeiras para o ano de 2016.

É fácil esquecer, que poucos anos atrás, seria impossível fazer o que fizemos

Segundo o diretor-geral Thadeu disse em comunicado oficial da Google, "É fácil esquecer, que poucos anos atrás, seria impossível fazer o que fizemos: fundar uma empresa nos fundos de casa para vender produtos e informar o que oferecemos ao mundo todo".

O relatório da Deloite ainda afirmou que o AdSense, o sistema de banners da Google, ajudou a gerar até R$ 1,2 bilhão em valor econômico no Brasil durante 2015. Por fim, a companhia fala do YouTube e toma como exemplo Iberê Thenório, que começou a criar vídeos como passatempo, agora alcança mais de 7,2 milhões de fãs. Criadores de conteúdo como ele, que usam o programa de parcerias do YouTube, teriam gerado cerca de R$ 400 milhões em atividade econômica no Brasil.

Escalando esses números, a Google chegou ao valor total de 37 bilhões. Com toda essa história, a empresa basicamente quer mostrar que, apesar da crise econômica pela qual o país tem passado nos últimos dois anos, ela tem contribuído positivamente de alguma maneira. Contudo, não sabemos como esses números são comparados com os valores registrados antes do período de crise.

Cupons de desconto TecMundo: