O pessoal do site TNW encontrou um endereço curioso enquanto fazia seus monitoramentos sobre audiência no Google Analytics. A URL convidava a pessoa a clicar para votar em Donald Trump — que já venceu as eleições nos EUA — e tudo indicava que se tratava de uma página da Google, dado o “?oogle.com” no final. Acontece que pouca gente consegue identificar o que há de errado nesse endereço logo de cara.

Por que raios isso pode ser usado em uma URL?

Note que o primeiro “G” tem o formato de uma letra maiúscula, mas é na verdade tão pequeno quanto uma letra minúscula. Esse caractere não é um “G” nem um “g”, mas sim uma versão pequena do “G” maiúsculo proveniente do alfabeto latino. Por que raios isso pode ser usado em uma URL? Não sabemos, mas ela faz parte do Unicode, identificado pelo número “0262”.

Colocando “?oogle.com” na barra de endereços do seu navegador, ele é imediatamente redirecionado para “xn--oogle-wmc.com” e, em seguida, para essa enorme URL que você confere a seguir. Pela combinação de palavras, já dá para saber que o endereço não leva a nenhum lugar interessante.

Uma análise feita sobre essa grande URL mostrou que ela realmente tenta espalhar spam pela internet convidando os internautas a clicar por meio da prática do phishing. Portanto, só queremos avisar que mesmo coisas aparentemente tão inocentes quanto essa podem colocar você nas mãos de criminosos.

Cupons de desconto TecMundo: