Controle sua reputação online com o novo serviço da Google

1 min de leitura
Imagem de: Controle sua reputação online com o novo serviço da Google

Você provavelmente já pesquisou seu nome em um sistema de buscas só para saber em que sites da internet ele é citado e qual o motivo de você aparecer por lá. Com o mais recente lançamento da Google, esse trabalho pode ficar bem mais fácil.

O “Me on the web” (“Eu na web”, na versão em português) é uma personalização do Google Alerts, o serviço de notificações da companhia presente no Painel de Controle do Google, que funciona como um feed de resultados que contenham termos selecionados pelo usuário.

Na novidade, esses termos são os próprios dados da pessoa, como nome, email ou até logins e apelidos utilizados na rede. Desse modo, é possível saber o porquê de você ter sido citado em endereços na rede ou saber que páginas disponibilizam seus dados pessoais. Para ter acesso ao serviço, é necessário apenas ter uma conta da empresa e realizar os seguintes passos:

  • No item "Eu na web" do Painel de Controle, clique em “Configurar alertas de pesquisa para seus dados”;
  • Marque as caixas de seleção ao lado dos alertas (como seu nome ou endereço de email) que gostaria de receber. Clique em “Adicionar Alertas” para inserir outras opções;
  • Na lista "Frequência", escolha se deseja receber alertas todos os dias, por exemplo;
  • Na lista "Enviar Para", escolha o email que servirá de destino para os alertas;
  • Clique em Salvar preferências de alertas.

Além do serviço de busca, o “Eu na web” dá dicas de como gerenciar sua identidade online e até como remover conteúdos indesejados do índice de pesquisas da Google.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.