Dicas para gerenciar seu Google +1

2 min de leitura
Imagem de: Dicas para gerenciar seu Google +1

O +1 é uma ferramenta adicionada recentemente à interface em inglês do Google. Com ele ativado, o botão “+1” aparece ao lado dos resultados de pesquisas, bastando clicar nele para recomendar a página para outras pessoas. Todavia, você sabe como remover um site de suas recomendações ou como ficar anônimo na listagem de pessoas que indicaram o mesmo conteúdo? Pois este artigo pretende lhe ensinar como fazer isso!

Ative as funcionalidades do botão +1

Se você ainda não usa o +1, é preciso fazer duas coisas para que seu botão seja exibido em pesquisas do Google. Primeiramente, ative o experimento “+1 button” no Google Labs (clique em “Join this experiment”). Antes disso, no entanto, lembre-se de que é preciso estar conectado à sua conta do Google (é o mesmo login usado no Orkut e no Gmail).

Perceba que mesmo com ele ativado, a página em português do Google não exibe o botão. Isso acontece porque a ferramenta ainda é exclusiva para a versão em inglês do buscador. Na página inicial ou abaixo do campo de busca de uma pesquisa já iniciada, clique sobre “Google.com in English” para mudar o idioma do Google e exibir o botão +1.

Um botão +1 apareceu! O que você fará? Clique sobre ele!

Como você ainda não criou um perfil para a ferramenta, clicar no botão +1 faz aparecer uma tela de personalização. Marque a caixa de seleção acima do botão azul para usar suas informações pessoais e personalizar os anúncios exibidos pelo Google. Clique em “Create profile and +1” para ativar as funcionalidades do +1.

Gerencie sua lista de recomendações

Quando você clica sobre o botão ao lado de um resultado de pesquisa, ele automaticamente aparece na lista de recomendações da ferramenta. Para acessá-la, clique na opção localizada no canto superior direito do Google e selecione “Ver perfil”.

Na tela aberta, selecione a aba “+1’s” para visualizar os sites que você já recomendou. Para remover algum deles, simplesmente clique sobre o “X” ao lado do site (“Desfazer” readiciona a página à lista).

Clique sobre “Editar perfil”.

Caso você deseje que outras pessoas vejam suas recomendações quando acessarem o seu perfil do Google, marque “Mostrar esta guia em meu perfil”, selecione “Salvar” e clique em “Concluído”.

Mantenha o anonimato

Quando você clica sobre +1, seu nome passa a aparecer na listagem de pessoas que recomendaram aquela página. Caso você não deseje que desconhecidos saibam de quais sites você gostou, clique aqui e selecione “Disable” e, em seguida, “Save” (essa página é acessível por meio de suas configurações de conta, na opção relativa ao +1).

Veja as recomendações dos seus amigos

Ao acessar sua lista de contatos do Google, clique sobre “All Contacts” para exibir seus amigos. Ao selecionar uma pessoa, a opção “View profile” aparece abaixo de sua imagem de exibição se ela tiver um perfil no Google.

Ao abri-lo, você pode selecionar a aba “+1s” e visualizar os sites recomendados pelo seu amigo (vale reforçar que é necessário ativar a exibição da aba, pois ela não é mostrada por padrão).

Pronto! Com as dicas acima, você deve conseguir visualizar tanto a sua lista de recomendações quanto as de seus amigos, bem como impedir que desconhecidos descubram em quais páginas você clicou no botão +1!

Contudo, você deve ter notado que nem todo site exibe o +1 em sua interface (como acontece aqui no Tecmundo e no Baixaki, logo acima dos textos): isso acontece porque o webmaster do site não o colocou lá. Para adicionar páginas sem o botão +1, você pode usar esta extensão para Google Chrome.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.