Sem as mãos! Google vai permitir que você navegue no Android usando a voz

1 min de leitura
Imagem de: Sem as mãos! Google vai permitir que você navegue no Android usando a voz

Lançado com um propósito específico, um novo recurso da Google permitirá que você navegue pelo seu Android sem ficar “sacudindo” os dedos pra lá e pra cá. Trata-se do Voice Access, uma novidade voltada a pessoas que sofrem de alguma deficiência capaz de impedir a usabilidade tradicional. Apesar de o app ser voltado a esse público-alvo, qualquer usuário pode usufruir do recurso.

Atualmente em fase Beta, a atualização permitirá que você acesse qualquer ícone no display, deslize pelas telas e até mesmo abra aplicativos através da sua voz. Comandos específicos podem ser proferidos, como “Abra o Chrome” ou “Vá para a página principal”. Essas frases ainda estão em inglês, e nós fizemos uma tradução livre apenas para ilustrar a funcionalidade, que continua com acesso restrito e, por enquanto, sendo testada apenas nos EUA.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ideia é dar acesso a todos

Pessoas com alguma deficiência que limite a movimentação das mãos ou impeça que elas enxerguem com clareza formam o público-alvo da novidade da Google. A Apple, por exemplo, já entrou nessa brincadeira há algum tempo com um recurso parecido chamado VoiceOver, que faz uma leitura precisa de qualquer coisa tocada pelo usuário na tela. A opção é ótima a quem tem deficiência visual total ou parcial.

Interface da fase de testes do Voice Access

“Recentemente, lançamos o Voice Access Beta, um app que permite às pessoas que têm dificuldade em manipular uma touch screen em função de paralisia, tremulações ou um problema temporário a controlarem dispositivos Android através da voz”, declarou a Gigante das Buscas em seu blog oficial.

Beta já lotou; usuários terão que esperar

Parece que a ideia foi mais bem-vinda do que a própria Google imaginava: quem tentar baixar o app agora não vai conseguir. A página do Voice Access diz que “neste momento, o programa de testes tem pessoas suficientes e não está aceitando mais usuários”.

Resta torcer para que a novidade vingue e alcance países do mundo inteiro – pois é uma ponte muito necessária para que todos tenham acesso à tecnologia.

O que você achou do recurso da Google para ajudar pessoas debilitadas a utilizarem um Android? Comente no Fórum do TecMundo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.