Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro, recebe o Google Street View

1 min de leitura
Imagem de: Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro, recebe o Google Street View
Avatar do autor

O cemitério São João Batista, localizado no Rio de Janeiro, agora pode ser visitado virtualmente através do Google Street View. Ele se tornou o primeiro na América Latina a ser mapeado, em um processo que terminou há cerca de um mês e levou dois dias para ser completado.

No tour virtual é possível visualizar, entre as mais de 60 mil tumbas, alguns túmulos de personalidades, como Cazuza, Carmen Miranda, Antônio Carlos Jobim, Santos Dumont e outros. Há também um mausoléu reservado para os membros da Academia Brasileira de Letras.

Túmulo do cantor Cazuza, visualizado a partir do Google Street View no cemitério São João Batista

O cemitério foi fundado em 1852 por Dom Pedro II e conta com exemplos raros da arte sacra dos séculos 19 e 20. Além disso, a primeira escultura abstrata feita no Brasil, esculpida por Rodolfo Bernadelli em 1915, está lá.

Trekker: o equipamento que possibilitou o mapeamento do São João Batista

O registro das imagens foi feito com a utilização do Trekker, um equipamento desenvolvido pela Google para o mapeamento feito a pé. Ele consiste em uma mochila com uma supercâmera com 15 lentes que fotografam de forma simultânea e automática, a cada 2 segundos.

O Trekker permite que as inscrições nos túmulos sejam legíveis para os usuários. Tudo fica armazenado em um HD e então é enviado para o sistema da Google para o devido processamento.

Galeria 1

O São João Batista, no entanto, não é o primeiro cemitério a ser mapeado utilizando o acessório: o Arlington, em Washington, teve seu tour virtual através do Google Street View inaugurado em 2013.

Para conferir, basta clicar aqui. Note que, logo de cara, você já iniciará sua visita de frente para o túmulo da cantora e atriz Carmen Miranda – a partir daí, é só explorar. Uma lista das pessoas famosas enterradas no São João Batista pode ser encontrada no site oficial do cemitério, junto com as localizações.

Fontes

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro, recebe o Google Street View