Artista devolve anônimos do Street View às ruas

1 min de leitura
Imagem de: Artista devolve anônimos do Street View às ruas

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Street Ghosts)

Quem já utilizou o Google Street View deve ter perdido alguns segundos encarando os anônimos com o rosto tampado que sempre aparecem nas imagens — principalmente se a busca foi perto de sua casa. E essas figuras irreconhecíveis são tão icônicas no serviço que um artista decidiu tirá-las do mundo virtual e colocá-las no local em que foram eternizadas pelas câmeras da Google.

Para dar vida ao projeto Street Ghosts, Paolo Cirio imprimiu réplicas em tamanho real de alguns dos “fantasmas” do Street View e colou-as no ponto exato em que elas se encontram no mapa. Assim, quem sempre passa por ali vai ver que o mundo virtual está mais uma vez influenciando o real — mesmo que artisticamente.

O mais interessante de tudo é que ele não se limitou a fazer isso em um único lugar, levando a ideia de Nova York para outras cidades, como Berlim e Londres. De acordo com Cirio, os planos são de levar o projeto para mais locais ao redor do mundo. Além disso, em seu site oficial, há um formulário para que você sugira que outro anônimo deve ser “estampado” em uma parede.

De onde veio a ideia?

Achou a ideia interessante? Pois saiba que, apesar de ser engraçada, ela possui um caráter muito mais profundo do que parece. De acordo com o artista, o Street Ghosts é uma crítica à Google, que armazena imagens de pessoas comuns nas ruas sem a autorização delas e trata aquilo como se fosse algo seu, incluindo até mesmo direitos autorais sobre o conteúdo.

Segundo Cirio, sua arte é exatamente o processo inverso. Sem a permissão da empresa para utilizar as fotos, ele está “devolvendo” as pessoas para seu devido lugar. Para ele, sua iniciativa visa explorar os limites cada vez menos nítidos entre pessoal e particular de nossa sociedade.

Fonte: Street Ghosts

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.