Google informará em quais horários seus locais favoritos estão lotados

2 min de leitura
Imagem de: Google informará em quais horários seus locais favoritos estão lotados

Todo mundo já passou alguma vez pela frustrante experiência de ir a algum lugar bem no horário de maior movimento, o que faz com que a pessoa tenha que esperar um bom tempo antes de ser atendido. Seja em um restaurante, padaria, fila de banco ou até mesmo no supermercado, a irritação é a mesma.

Mas isso pode estar com os dias contados graças à nova ferramenta inclusa nas buscas do Google, que informa, entre outras coisas, qual o horário de pico de um lugar pesquisado. Assim, você poderá verificar qual o melhor dia e horário para combinar aquela reunião com os amigos no bar favorito da turma, por exemplo, sem correr o risco de encontrar o lugar lotado.

É claro que, se todo mundo utilizar essas informações ao mesmo tempo, é provável que os momentos de maior movimento acabem se tornando justamente aqueles que costumavam ser mais tranquilos, mas isso é pouco provável de acontecer. O GIF abaixo foi divulgado pela própria Google para exemplificar como isso funcionará. Basta fazer uma pesquisa a respeito de um local específico no buscador do Google e a informação já aparece nos resultados.

Exemplo de como a tabela de horários funciona - Imagem: Google+

O sistema funciona de forma idêntica ao que mostra as informações de tráfego do Google Maps, cruzando as informações de localização de uma infinidade de usuários que utilizam a versão móvel do app em dispositivos Android e iOS. Os dados então são compilados e transformados no gráfico que você vê na parte de baixo da animação acima.

As informações são organizadas por horários e dias da semana. Da mesma forma que os indicativos de tráfego do Maps, o sistema não apresenta números exatos, apenas colunas comparativas, pois acumula essas informações ao longo do tempo. Portanto, os parâmetros mostrados servem apenas como estimativas, e não são uma garantia de que em determinada ocasião o lugar que se deseja ir não estará cheio.

Por exemplo, um restaurante que tenha um movimento geralmente moderado, mas que fica lotado no dia dos namorados, não vai apresentar uma variação na escala caso você resolva procurar por ele justamente no dia 12 de junho. De qualquer forma, essa nova ferramenta ainda será uma mão na roda para quem odeia ter que esperar em filas ou que detesta locais lotados. A atualização deve ser liberada lentamente ao longo dos próximos dias para todo mundo.

Que novas funcionalidades você gostaria que a Google implementasse em seus serviços? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.