O cubo mágico, ou Rubik`s Cube, em inglês, é o homenageado desta segunda-feira (19) no site de buscas do Google. O quebra-cabeças inventado por Ernõ Rubik completa hoje 40 anos de existência.

Em vez de apenas formar a logo da empresa com as peças, a Google disponibiliza um cubo mágico virtual completo para ser resolvido. Após uma breve animação que mostra o brinquedo sendo embaralhado, você ganha o controle completo sobre o quebra-cabeça, movimentando linhas e colunas com movimentos do mouse. Será que ele vai diminuir a produtividade mais do que doodles já clássicos, como o do Pac-Man? E será que você consegue bater o recorde mundial, estabelecido por um robô?

O cubo foi criado por um escultor húngaro que buscava fabricar uma peça "geometricamente perfeita" com 26 peças divididas em três linhas e três colunas dispostas lado a lado, com cada face pintada de uma cor diferente. A ideia ao embaralhar as peças e deixá-las desorganizadas para depois juntá-las novamente era ilustrar a existência das três dimensões para alguns alunos, mas logo ficou claro que aquele era um passatempo divertido para quem gosta de lógica e raciocínio. Pouco tempo depois, ele licenciou o produto para uma marca de brinquedos e popularizou de vez o invento.

Depois de brincar bastante, não se esqueça de checar o Chrome Cube Lab para conhecer um pouco sobre como o doodle de hoje foi criado e o que é possível fazer com a tecnologia.

Cupons de desconto TecMundo: