Google Play está permitindo reembolso sem que você deixe de usar os apps

2 min de leitura
Imagem de: Google Play está permitindo reembolso sem que você deixe de usar os apps

Se você é um adepto convicto do Android, deve saber que a Google Play permite que você receba o reembolso na desistência de aplicativos de três formas diferentes. Uma delas é depois de 15 minutos da efetuação da compra, outra é em até 48 horas depois e a última é após dois dias da aquisição — cada uma delas tem um processo de requisição diferente.

A novidade sobre esse assunto é que a Google centralizou o trabalho de reembolso, que antes era feito através dos desenvolvedores dos aplicativos “devolvidos”. Apesar de essa parecer uma boa ideia, a gigante de Mountain View está encarando um situação um tanto quanto estranha neste sistema de reembolso, mesmo que algumas pessoas se alegrem com ela.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Devolução que não tem ônus algum

De acordo com informações de diferentes fontes internacionais, a Google está permitindo que você receba o reembolso de aplicativos comprados, mas sem que esses programas sejam retirados da sua biblioteca de apps — algo que deveria acontecer sempre que você pedisse o seu dinheiro de volta, resultando em um sistema de devolução.

O site Android Police decidiu estudar melhor a situação e afirmou que isso está acontecendo pelo simples fato de que a Google automatizou todos os processos de reembolso disponíveis. A janela de 15 minutos e os pedidos feitos dentro de 48 horas estão funcionando corretamente, com os aplicativos sendo removidos da sua conta Google e a compra cancelada.

Contudo, ainda segundo a pesquisa do Android Police, os pedidos de devolução feitos depois de dois dias estão sendo processados de uma vez só, com você recebendo o seu dinheiro novamente e podendo acessar o aplicativo por tempo indeterminado. A princípio, esse tipo de coisa não deveria acontecer e parece ser errado.

Aparentemente, é apenas mais fácil

Levando em consideração o que foi explicado acima, o pessoal do Android Police entrou em contato com a Google para fazer algumas perguntas sobre esse sistema “aberto” de reembolso. A Gigante das Buscas simplesmente afirmou que conta com mecanismos para que abusos não sejam cometidos, sem dizer quais são esses recursos.

Apesar disso, a companhia explicou que ela está arcando com os custos desse sistema, de modo que os desenvolvedores de aplicativos não são afetados ou deixam de ganhar dinheiro. Ao que parece, a companhia decidiu agir dessa maneira porque é mais fácil devolver o pagamento das pessoas do que encarar centenas e centenas de emails com requisições de reembolso.

No entanto, o TecMundo não pode garantir que você vai conseguir o seu dinheiro de volta, já que essa situação não é comum e pode ser resolvida em breve. Estranho, não é mesmo?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.